sábado, 30 de julho de 2011

Saúde bucal exerce grande influência na fertilidade feminina



Éverton Oliveira - Redação Saúde Plena

Muitas mulheres que tentam engravidar e não conseguem, mesmo com um bom acompanhamento médico, acabam não identificando as causas para a dificuldade. Os motivos para a demora de algumas delas a conseguirem ter um bebê são vários e não são totalmente delimitados pela comunidade científica.

Entretanto, um estudo recente e pioneiro conseguiu identificar um fator importante entre as mulheres que demoram mais tempo a engravidar: a saúde da gengiva. A pesquisa, realizada na Universidade do Oeste da Austrália e apresentada em uma conferência sobre fertilidade na Suécia, apontou que problemas de saúde bucal podem afetar a fertilidade feminina.

Segundo os resultados da pesquisa, que contou com a participação de mais de 3,5 mil mulheres, a higiene bucal precária é tão ruim para a fertilidade de uma mulher quanto a obesidade, atrasando em média dois meses a gravidez. Eles afirmaram que entre as mulheres analisadas no estudo, as que estavam com gengivas doentes precisaram de sete meses para conceber. Já as que possuíam uma boa saúde bucal conseguiram engravidar num prazo de cinco meses.

Os pesquisadores acreditam que a causa pode estar ligada à doença periodontal, caracterizada por inflamação na gengiva. Quando não tratada adequadamente, pode desencadear uma série de reações capaz de prejudicar o funcionamento normal do corpo.
A doença já foi associada à doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e aborto, além de baixa qualidade do esperma em homens.

Os pesquisadores que apresentaram o estudo aconselharam as mulheres que estão tentando ter um filho a passarem antes no dentista, além de parar de fumar, beber, manter um peso saudável e tomar suplementos de ácido fólico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário