domingo, 24 de julho de 2011

Fuja do câncer com 150 minutos de atividades físicas por semana



Fazer 150 minutos semanais de exercícios físicos moderados pode reduzir o risco de câncer de mama e cólon, de acordo com as novas recomendações globais em atividades físicas divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em fevereiro deste ano.

O benefício vale muito a pena se fizermos algumas continhas rápidas. Em uma semana passam-se 10.080 minutos. Se dormirmos em 1/3 deste tempo (8 horas diárias), o que também é recomendado pela OMS, ficamos acordados por aproximadamente 6720 minutos. A OMS sugere que dedicar 150 deles à prática de qualquer atividade física já garante efeitos positivos à nossa saúde. É um tempo razoavelmente adequável na nossa rotina para ser dedicado ao esporte por um benefício tão positivo: reduzir o risco de ter um câncer, que é uma das principais causas de morte em nosso tempo.

“A atividade física tem um papel importante na redução de incidência de certos tipos de câncer", aponta o dr. Ala Alwan, diretor-geral assistente da OMS para Doenças Não-Transmissíveis e Saúde Mental. "O sedentarismo é o quarto principal fator de risco para todas as mortes no mundo, sendo que 31% da população mundial é sedentária". Em 2008, quase 460 mil mulheres morreram de câncer de mama, enquanto cerca de 610 mil homens e mulheres morreram de câncer colorretal.

As novas recomendações aconselham, para pessoas acima de 18 anos, um mínimo de 150 minutos semanais de exercício aeróbico de intensidade moderada. Isso pode reduzir o risco de doenças não-transmissíveis, incluindo câncer de mama e de cólon, diabetes e doenças cardiovasculares. Para pessoas entre 5 e 17 anos, pelo menos 60 minutos de atividade física moderada a vigorosa podem proteger a saúde e, assim, reduzir o risco dessas doenças.

De acordo com a OMS, o sedentarismo está associado a 3,2 milhões de mortes por ano e a mais de 670 mil mortes prematuras (pessoas com menos de 60 anos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário