domingo, 17 de julho de 2011

Dicas para fazer exercícios durante a noite com bons resultados




Éverton Oliveira - Redação Saúde Plena

Faça sem pressa e respeite os seus limites. Na rotina apertada e a falta de tempo muitos optam por fazer exercícios físicos à noite ou até mesmo na madrugada. Nesse horário, o corpo rende bem às exigências da malhação, mas os praticantes de exercícios nesses horários devem tomar alguns cuidados para não prejudicar o sistema imunológico.

Os exercícios controlados são sempre bons à saúde, desde que o sono esteja em dia e uma boa alimentação tenha sido feita. Sem uma noite de sono reparadora, a sobrecarga de estresse acumulada no dia e o esforço gerado pelos exercícios físicos vão prejudicar o sistema imunológico do indivíduo.Isso é fundamental para a qualidade do treinamento e a obtenção de bons resultados, já que os desequilíbrios causados pela falta de sono ou pela má alimentação fazem com que o corpo não renda o esperado. Só assim a desistência pode ser evitada e a garantia de boa saúde torna o trabalho viável.Confira a seguir uma breve lista de cuidados a serem tomados por quem pretende fazer atividades físicas no período noturno:

· Comece as atividades devagar.

· Nunca pratique exercícios em jejum.

· Antes e depois da prática é preciso ingerir alimentos, porém em pouca quantidade. Por isso, o ideal é durante o dia ter uma boa base alimentar.

· Se for jantar é preciso fazer a refeição três ou quatro horas antes dos exercícios.

· Se ingerir apenas um lanche, pode esperar apenas uma hora antes da prática.

· Alimentos que contenham zinco, como arroz, maçã, melão, morango, cereais integrais, castanha e chás, são fundamentais para quem vai se exercitar após o trabalho, pois eles ajudam a diminuir a quantidade de cortisol, o hormônio ligado ao estresse humano e que, em excesso no organismo, afeta principalmente o coração.

· É preciso dormir de 7 a 12 horas por dia. Por isso, programe-se para que a prática de exercícios não substitua horas de sono.

· Uma dieta com carboidratos evita fadigas precoces e lesões musculares.

· O ideal é consumir até 30g de carboidratos antes de praticar exercícios, como cereal integral, pão integral, barrinha de cereal.

· Antes de ir academia não é recomendável ingerir muita fibra, pois dificulta a digestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário