sábado, 30 de julho de 2011

Asma: o mal que se esconde em todos os cantos da casa



Éverton Oliveira - Redação Saúde Plena

Tosse, muita falta de ar, chiado e aperto no peito. Esses são apenas alguns dos incômodos por que passam os indivíduos que sofrem com a asma. Os sintomas costumam ocorrer em qualquer momento do dia, mas tendem a predominar pela manhã ou à noite. A asma é a principal causa de tosse crônica em crianças e está entre as principais causas de tosse crônica em adultos.

Trata-se de uma doença pulmonar cada vez mais frequente em todo o mundo. Esta enfermidade se caracteriza pela inflamação crônica das vias aéreas, o que determina o seu estreitamento e causa a dificuldade respiratória. Este aperto é reversível e pode ocorrer em decorrência da exposição a diferentes fatores. A obstrução à passagem de ar, provocada pela irritação das paredes das vias respiratórias, pode ser revertida espontaneamente ou com uso de medicações.

O tratamento geralmente é feito com medicamentos broncodilatadores associados a antiinflamatórios e do cuidado com o ambiente, principalmente na sua casa e no trabalho, sempre com orientação de um profissional de saúde habilitado. Isso é importante para que se evitem os principais fatores de complicação do quadro de um indivíduo que sofre de asma, como alterações climáticas, o contato com a poeira doméstica, mofo, pólen, cheiros fortes, pêlos de animais, gripes ou resfriados, fumaça, e até certos alimentos.

Veja abaixo algumas dicas fundamentais para melhorar o ambiente em que vive um asmático, garantindo a ele melhor qualidade de vida:

· Reduza a exposição aos ácaros da poeira. Remova carpetes e tapetes que recobrem todo o assoalho. Travesseiros e forros especiais para colchões também ajudam a reduzir a exposição aos ácaros.

· Mantenha a umidade relativa do ar em níveis baixos, inferiores a 50%, especialmente durante o verão, com a utilização de condicionadores de ar.

· Evite a criação de gatos e cães, os resíduos da descamação e pelos de animais são causas comuns de crises de asma.

· Evite lugares sem circulação ou purificação do ar. Vapores e fumaças irritantes, como a fumaça de cigarro, devem ser evitados.

· Leia atentamente os rótulos dos produtos e evite consumir produtos que contenham tartrazina ou sulfitos na sua composição. Eles podem ser usados como corante e conservante alimentar e podem desencadear uma crise.

· Evite praticar a automedicação. Uma crise pode ser desencadeada pela aspirina e por outras drogas antiinflamatórias não esteroides.

· Além disso, é importante manter a limpeza da casa em dia. Afinal, todo tipo de sujeira piora a situação dos asmáticos. Segundo estudos da Universidade Federal de Pernambuco, a incidência de asma em pessoas que moram em residências com baratas é três vezes maior do que entre os moradores de casas onde não há o inseto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário