sábado, 30 de julho de 2011

Fuja dos mitos alimentares que detonam o nosso organismo



Éverton Oliveira - Redação Saúde Plena

Existem alguns mitos que são reproduzidos durante toda a vida, mesmo sem uma explicação plausível. Eles estão enraizados na sociedade de tal forma que nem se imagina a possibilidade de que esses hábitos podem ser desnecessários e, em algumas situações, até perigosos.

Além disso, quando pensamos em alimentação, geralmente associamos apenas a alimentação regrada como sendo benéfica para a saúde. Mas há equívocos repetidos diariamente que acabam prejudicando a saúde e a boa forma. Veja abaixo uma lista de equívocos muito comuns na dieta do brasileiro e o esclarecimento para você não repeti-los:

Se pular o café da manhã, posso comer mais calorias depois: essencial para dar energia, o desjejum deve ser uma refeição completa e deixá-lo de lado, faz com que cheguemos às outras refeições com mais ansiedade e acabamos comendo mais do que deveríamos.

Posso beber menos de 2 litros de água por diade uma vez: o problema é que muita gente deixa de beber a água ao longo do dia para fazê-lo de uma só vez antes de deitar. Com isso, acabamos retendo líquidos. Beba a água até uma hora antes de ir dormir.

Devo comer muita fruta porque não engorda: todas as frutas contêm calorias, embora algumas tenham menos que outras. Ao comer muitas frutas diariamente, a balança vai notar a diferença. Dê preferência àquelas que são mais ricas em água e têm menos açúcar, como mamão, laranja e melancia.

Se um alimento é light, posso comê-lo indiscriminadamente: não necessariamente. O alimento light tem 30% menos gorduras, mas não quer dizer que não engordem.

Mesmo de dieta, posso tomar bebidas light à vontade: eles têm menos de uma caloria, mas são carbonatados e o gás pode inchar e distender o ventre, dificultando a digestão. Consuma bebidas light moderadamente.

Leite desnatado tem menos cálcio que o integral: outro mito que prejudica a saúde. Ambos os leites têm a mesma quantidade de cálcio, mas o desnatado apresenta metade da gordura da versão integral.

Pão integral engorda menos que o branco:
há falsos mitos sobre calorias do pão branco e na verdade eles têm a mesma quantidade de calorias do integral, só que este segundo têm mais fibras e dá a sensação de saciedade por mais tempo.

Azeite de oliva é saudável e pode ser consumido irrestritamente: fonte de vitaminas e ácidos graxos essenciais, o azeite faz bem, mas engorda. Deve ser consumido com moderação em até 3 colheres (sopa) por dia ou em spray para dar sabor com mínima quantidade.
Chiclete ajuda a emagrecer: grande equívoco. Ele produz efeito rebote no estômago porque estimula o apetite. Além disso, a mastigação produz gases que incham o estômago e deixam com aparência de barriguda.

Álcool claro engorda menos que o escuro:
as bebidas de alta graduação alcoólica, como rum e uísque são altamente calóricas, independentemente da cor. Combiná-las com sucos de frutas e licores aumenta ainda mais a quantidade de calorias, por isso, uma taça de vinho tinto pode ser mais light do que um coquetel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário