domingo, 8 de maio de 2011

Varizes - Um problema além da estética



O que são as varizes?

Varizes são veias dilatadas e tortuosas, com perda da sua função. Podem causar sintomas como dor e edema nas pernas, além do desconforto estético.

Quais são os tipos mais comuns?

As varizes acometem uma grande porcentagem da população em diferentes graus. As mais comuns são as varizes primárias. Sua etiologia é multifatorial, sendo os principais fatores de risco: genética, hormonal (mulheres, uso de anticoncepcional, gestação, reposição hormonal), obesidade, trabalhar ou permanecer longos períodos em pé ou fazendo muito esforço.

Quais são as causas?

A ocorrência de varizes se deve a múltiplos fatores: hereditariedade, estímulo hormonal (gestação, uso de anticoncepcionais, reposição hormonal), obesidade, trabalhar muito de pé, idade avançada.

Como elas surgem?

As veias se dilatam com o passar do tempo devido à presença dos fatores determinantes. São caracterizadas por veias azuladas dilatadas e tortuosas nas pernas e coxas.

Como é feito o diagnóstico?

Através do exame clínico é possível diagnosticar a presença de varizes. Existe a ultrassonografia com duplex scan ou ecocolordoppler, que é exame subsidiário útil para identificar os padrões de alteração hemodinâmica e direcionar o tratamento cirúrgico.

Quais são os danos que elas causam no organismo?

Os sintomas relacionados a varizes são: dor nas pernas ao final do dia, edema ao final do dia, prurido no local das varizes, sensação de latejamento, vermelhidão, entre outros menos comuns. Esses sintomas se agravam no período pré-menstrual e no calor.

Em casos mais graves pode haver pigmentação acastanhada da pele nos tornozelos (dermatite ocre) e espessamento da pele (dermatofibrose). Em última instância acontece a úlcera varicosa.

A presença de varizes aumenta o risco de tromboflebites e tromboses.

Há prevenção?

Para prevenir, deve-se evitar o uso desnecessário de hormônio e seguir a orientação médica quanto ao seu caso. Informar sobre antecedentes pessoais e familiares de varizes, tromboflebites e tromboses antes do início do uso hormonal.

• Manter-se ativo, praticando atividades físicas regularmente.

• Alimentação saudável, combatendo o excesso de peso.

• Usar meias elásticas de acordo com a recomendação de seu médico.

• Evitar longos períodos em pé ou só sentado. Movimente-se.

Existe uma forma de tratamento?

Sim, para cada caso o tratamento ideal deve ser avaliado.

Opções de tratamento: escleroterapia convencional, escleroterapia com espuma, cirurgia convencional, cirurgia a laser, laser transdérmico para teleangectasias.

Que hábitos o portador de varizes deve ter para não ter a saúde prejudicada?

• Elevar os pés da cama 15 cm.

• Manter-se ativo, praticando atividades físicas regularmente.

• Alimentação saudável, combatendo o excesso de peso.

• Usar meias elásticas de acordo com a recomendação de seu médico.

• Evitar longos períodos em pé ou só sentado. Movimente-se.

• Procurar um cirurgião vascular para buscar orientação e o melhor tratamento para o seu caso.

Mariaolina Cozzi Pires de Oliveira Dias - CRM/SP 109539 - é angiologista e cirurgiã vascular. Possui título de Especialista em Cirurgia Vascular pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia CarVascular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário