sábado, 14 de maio de 2011

Dicas para manter a boa saúde dos pés



A maioria das pessoas não dá aos próprios pés a atenção que eles merecem. Na maior parte do tempo, os pés nem são vistos porque ficam protegidos por calçados fechados. Tanto os homens, quanto as mulheres, frequentemente maltratam a saúde da base de sustentação do corpo. É preciso ter um carinho maior com os pés já que, mesmo que a gente não repare, são intensamente exigidos durante a maior parte do nosso tempo: uso de calçados com saltos ou bicos finos, caminhadas prolongadas, longos períodos de pé, descuidos com a higiene, etc. Quando acontecem esses desgastes, logo aparecem calos, micoses e ressecamento da pele, e unha encrava, algumas vezes gerando até ferimentos e dores incômodas.

Veja algumas dicas para manter a saúde dos pés em dia:

· Ande descalço, sempre que possível.

· Dê banhos de sol nos pés.

· Enxugue muito bem os vãos entre os dedos, depois do banho. A umidade provoca frieiras, a grande responsável pelo chulé.

· Use sempre meias de algodão.

· Nunca vista as meias logo que acabar de enxugar os pés. Espere alguns minutos até que toda a umidade evapore.

· Corte as unhas sempre retas. O corte redondo é errado, pois proporciona a compressão do sapato nos cantos do pé, o que pode provocar unhas encravadas.

· Evite sapatos apertados e de bicos finos, que podem provocar calos e joanete.

· Esterilize sempre as ferramentas usadas para o corte das unhas. Evite contaminações.

· Pessoas que transpiram muito devem colocar produtos específicos contra o excesso de umidade nos sapatos.

· A cutícula é uma proteção da unha, portanto não deve ser retirada em excesso.

· Quem gosta de pintar as unhas do pé, deve descansá-las do esmalte por pelo menos uma semana para que respirem.


Calçados: se ao experimentar um calçado de número 36, ficar apertado, enquanto que o número 37 ficar folgado, use o número 36 e uma palmilha 37, preenchendo o espaço vazio aplicando um ajuste de aproximadamente 36 ½.

Em alguns casos, a mãe compra um número de calçado maior para o seu filho que está em fase de crescimento, prolongando o tempo de uso. Para a criança não ficar com o calçado folgado nos pés, gerando desconforto, muitas vezes até prejudicando o seu caminhar, é indicado o uso de palmilhas infantis para o ajuste.

Pisada: o primeiro ponto do pé que deve tocar o chão é o calcanhar. Por isso devemos protegê-lo. Em climas frios e em contato com superfícies frias, o pé deve ser protegido.

Diabéticos: atenção redobrada


Os diabéticos têm motivos especiais para cuidar de seus pés. Níveis elevados de glicose no sangue por um período muito longo podem levar à perda de sensibilidade e dificuldade na circulação do sangue nos pés do diabético. Em estágio avançado, o indivíduo pode não sentir queimaduras e ferimentos, facilitando infecções, que interferem no controle do diabetes. O cuidado com os pés e a escolha de um calçado adequado podem ajudar a prevenir esses problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário