segunda-feira, 30 de maio de 2011

Tireoide: alterações podem causar depressão, infertilidade e mudanças na pele



Escrito por Prof. Dr. Orsine Valente

Quando há alguma alteração no funcionamento da tireoide, há alguma mudança no humor do paciente?

É muito frequente que portadores de hipotireoidismo, isto é, quando a tireoide funciona menos do que o normal, apresentem depressão. Enquanto o hipertireoidismo pode causar nervosismo, choro com facilidade e irritabilidade.

Há algum autoexame que pode ser feito para se descobrir problemas com a tireoide?

Sim, a palpação da tireoide, que fica na face anterior do pescoço. No entanto, em geral o paciente só descobre que tem nódulo ou aumento difuso da tireoide quando o tamanho é muito grande e pode ser notado mesmo sem palpar. Pequenos aumentos da tireoide ou pequenos nódulos são difíceis de se palpar. Pele seca, queda de cabelo e inchaço no corpo também são sintomas que podem aparecer nohipotireoidismo e em muitas outras doenças.

O ciclo menstrual e a fertilidade podem ser prejudicados pelo mau funcionamento da tireoide?

Sim. Em relação ao ciclo menstrual, podemos ter desde alterações mínimas, hemorragia menstrual, menstruação com baixa quantidade de sangue até parada das menstruações, dependendo da intensidade do hipotiroidismo. A fertilidade também pode ter alterações, dificultando a mulher de engravidar. É muito importante que o médico acompanhe a função da tireoide através de um exame que é feito no sangue chamado TSH, e caso ele venha alterado, a gestante deve tomar hormônio da tireoide durante a gravidez.

A temperatura corporal também sofre alteração?

Sim. Nas alterações mais intensas da função da glândula tireoide, o hipotireoidismo pode diminuir a temperatura corporal, enquanto no hipertireoidismo, isto é, quando a tireoide está com a função aumentada, pode ocorrer aumento da temperatura corporal.

A pessoa sente mais sono e perde um pouco o poder do raciocínio e da memória?

No hipotireoidismo, realmente a pessoa pode sentir mais sono, o raciocínio fica mais lento e a memória piora. No entanto, tudo volta à normalidade quando se faz a reposição com hormônio da tireoide.

Quais são os problemas de pele decorrentes da alteração no funcionamento da tireoide?

Podem ocorrer alterações mínimas ou mais intensas dependendo da intensidade do hipotireoidismo. As principais alterações são pele seca, áspera, grossa e pálida. No hipertireoidismo a pele é fina e úmida.

Faz mal tomar medicamento para reposição dos hormônios da tireoide juntamente com o anticoncepcional?

Não.

Em crianças, a descoberta de problemas com a tireoide pode afetar o crescimento?

Sim. O hipotireoidismo pode diminuir a velocidade de crescimento e causar baixa estatura nas crianças que não forem tratadas com hormônio da tireoide.

A tireoide hipoativa pode provocar outras doenças?

Quando a tireoide funciona muito pouco, a pessoa pode apresentar anemia, alterações cardíacas, aumento do colesterol,infertilidade, etc.

O que acontece com pessoas que têm diabetes e que apresentam problemas no funcionamento da tireoide?

Nas pessoas com diabetes e que começam a ter funcionamento diminuído da tireoide, o açúcar no sangue tende a apresentar níveis mais baixos. Frequentemente os diabéticos que estão tomando insulina ou comprimidos devem diminuir a quantidade desses medicamentos. No hipertireoidismo o açúcar tende a se elevar, e os medicamentos têm que ser aumentados. Também é importante informar que em pessoas que têm diabetes tipo 1, aquele em que os pacientes são mais jovens, usam insulina e cuja causa é autoimune, isto é, os seus anticorpos atacam as células que produzem insulina, outros anticorpos podem atacar a tireoide e causar hipotireoidismo.

Prof. Dr. Orsine Valente é doutor em Endocrinologia pela Universidade Federal de São Paulo, Prof. Associado da Disciplina de Urgência da Universidade Federal de São Paulo e Prof. Adjunto da Disciplina de Endocrinologia da Faculdade de Medicina do ABC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário