domingo, 8 de maio de 2011

Rinite e asma: atente-se ao seu ambiente para viver bem no dia a dia


Escrito por Janice Vila Silva

Qua, 04 de Maio de 2011 08:00

Cuidar do ambiente que o cerca é garantia de qualidade de vida

A asma e a rinite alérgica não são comparáveis porque sãodoenças de órgãos diferentes. A asma é uma doença dasvias respiratórias broncopulmonares e a rinite alérgica, uma afecção do nariz e seus anexos. São doenças de base inflamatória e, em muitos dos casos, a asma é também de origem alérgica. Na asma constatam-se crises intermitentes dedispneia, ou dificuldade em respirar, enquanto na rinite alérgica há sintomas diversos relacionados com o agente causador da alergia, que consistem em espirros repetidos,obstrução nasal, com limitação do olfato e voz nasalada, pingo do nariz, etc. A asma ainda não tem cura, mas osestudos científicos comprovam que o tratamento adequado proporciona aos portadores da doença melhor qualidade de vida.

Os sintomas da asma não aparecem intermitentemente, sendo possível de controlar quase que na totalidade dos casos através de um tratamento preventivo adequado. É de grande importância o conhecimento da doença, o desenvolvimento de novosmedicamentos, a higiene do ambiente físico, fisioterapia e o uso adequado de medicamentos, para que o paciente possa obter hábitos saudáveis e bem-estar no dia a dia.

Pessoas com rinite alérgica apresentam três vezes mais riscos de desenvolver asma, uma alergia respiratória que, geralmente, é comum aparecer na infância. Mas cerca de 80% das pessoas que sofrem de asma também apresentam sinais de rinite.

Atente-se às dicas de gestos simples para que a asma e a rinite sejam evitadas:

• Trocar o travesseiro;

• Limpar a casa com pano úmido;

• Tirar o mofo das roupas e calçados;

• Deixar as janelas abertas para arejar bem a casa;

• Tirar os animais de dentro de casa (caso a pessoa seja alérgica a pelos de gatos e cães).

As pessoas que sofrem de asma ou de rinite alérgica devem, sobretudo, além de cuidar do seu ambiente, em casa, ficar atentas também ao ambiente de trabalho ou aos demais locais que frequentam. Devem evitar o contato maciço com os desencadeantes das crises, que, muitas das vezes, serão ácaros do pó, polens de plantas ou alimentos específicos. Importa também levar um estilo de vida saudável, praticando esportes regularmente, não fumando e praticando as regras de higiene alimentar e de ambiente mais adequadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário