sábado, 14 de maio de 2011

Teste do olhinho: conheça a importância da obrigatoriedade deste exame



O Teste do Olhinho, ou do Reflexo Vermelho, deve ser realizado rotineiramente, ainda na sala de parto, serve para detectar e prevenir doenças oculares como a retinopatia da prematuridade, catarata, glaucoma, infecções, traumas de parto e até mesmo cegueira.

Apesar da obrigatoriedade, em muitas crianças este teste não é realizado e o resultado disso é assustador: mais de 50% das crianças só têm o problema de visão identificado quando estão praticamente ou totalmente cegas.

Segundo o Dr. Derci Maziero, oftalmologista responsável técnico pelo Programa Vida Iluminada, para os bebês prematuros o exame é ainda mais necessário, porque 30% desses ainda não têm os vasos sanguíneos da retina formados. A retina é onde se compõe a visão. Quando não está formada, pode dar origem à retinopatia da prematuridade, principal causa da cegueira infantil na América Latina.

A cada cem crianças nascidas, uma tem catarata, que se for cuidada a tempo pode evitar a cegueira, estima a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica. Atualmente, o Ministério da Saúde dispõe apenas do exame de Fundo de Olho, que também serve para detectar a catarata congênita.

Mesmo não sendo obrigatório, pode ser realizado logo após nascimento, mas se os pais o pedirem. Pode ser feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


Como mencionado, a grande importância do exame é a detecção precoce de enfermidades que podem ser tratadas antes do seu agravamento. De acordo com dados estatísticos, essas alterações atingem cerca de 3% dos recém nascidos em todo Mundo.



Programa Vida Iluminada

A AMUSP desenvolve, desde o ano 2000, o Programa Vida Iluminada, que tem como objetivo atender indivíduos com necessidades visuais especiais, assim com os seus familiares, promovendo a inclusão social, desenvolvendo suas potencialidades num alto grau de normalidade, conscientizando-o de que é um ser capaz e produtivo, ocupando espaços considerados vitais na sociedade, sendo respeitado e valorizado sem qualquer discriminação.

As ações do programa são definidas de acordo com as necessidades de cada contexto, onde cada associação está inserida. As múltiplas atividades que vão desde estimulação precoce, prevenção da cegueira e baixa visão, alfabetização em Braille, atividades da vida diária, orientação e mobilidade, informática, idiomas, telemarketing, educação física adaptada, recursos facilitadores para pessoas com baixa visão, habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência visual, capacitação profissional e empregabilidade, serviço social, biblioteca acessível.

Também são desenvolvidas práticas esportivas, de lazer e artísticas nas suas várias linguagens entre outras atividades, contribuindo para o desenvolvimento integral do ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário