quinta-feira, 5 de maio de 2011

O Remédio é Dançar


A dança traz benefícios para o corpo e para mente


Éverton Oliveira - Redação Saúde Plena

A dança é um tipo de atividade que além de diminuir as tensões do dia a dia, pode trazer muitos benefícios para o organismo, já que combate a hipertensão, doenças cardiovasculares, depressão. É o que diz um estudo desenvolvido na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).


Neste estudo foram avaliados os efeitos da dança como parte do tratamento de cerca de 80 pacientes hipertensos, diabéticos, obesos e pessoas com problemas cardíacos, verificando-se que a dança pode oferecer ao organismo os mesmos benefícios físicos que um exercício convencional, como uma caminhada rápida ou corrida.


Para os indivíduos com depressão, a dança funciona como um meio de socialização, motivando os dançarinos a se divertirem e conhecer novas pessoas, eliminando um pouco a timidez. Além disso, há um estímulo para a produção de um hormônio chamado endorfina, que é responsável pela sensação de prazer e bem estar.

Porém, não se deve esquecer que para os benefícios sejam alcançados, é necessário que os praticantes de dança, principalmente os que têm alguma enfermidade, tenham uma alimentação equilibrada e acompanhamento médico.

No mais é só escolher um bom parceiro e cair na dança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário