domingo, 18 de setembro de 2011

Potássio: o grande aliado na prevenção dos derrames cerebrais





O potássio é um nutriente essencial para o bom funcionamento do organismo. Ele tem um papel importante para o relaxamento muscular e para a secreção de insulina através do pâncreas. Em caso de carências, a falta de potássio pode causar problemas de ritmo cardíaco e fraqueza muscular. O potássio também está envolvido no controle do nervo e dos músculos, e na regulação da pressão arterial.

Todas essas características eram amplamente conhecidas pela comunidade científica e pelos profissionais das áreas de saúde. Mas a confirmação de que este nutriente é essencial para viver mais e melhor parece ter chegado através de um novo e amplo estudo: pessoas que comem muitas frutas, verduras e produtos lácteos (fontes mais acessíveis e ricas em potássio) têm menos chances de sofrerem um acidente vascular cerebral (AVC, ou derrame).

Os pesquisadores analisaram 10 estudos internacionais, envolvendo mais de 200.000 adultos de meia-idade e mais velhos.

O risco de derrame diminuiu conforme a ingestão de potássio das pessoas aumentou. Cada aumento de 1.000 miligramas (mg) de potássio por dia levou a uma queda de 11% na probabilidade de sofrer um derrame nos próximos 5 a 14 anos.

Das quase 270.000 pessoas do estudo, 8.695 (cerca de uma em 30) sofreram derrame. A queda no risco de AVC vista com cada aumento de 1.000 mg de potássio ocorreu mesmo com fatores como idade, hábitos de exercício e tabagismo levados em conta.

O potássio foi especificamente ligado a um risco reduzido de AVCs isquêmicos, causados por um bloqueio em uma artéria que alimenta o cérebro – que representam cerca de 80% de todos os derrames cerebrais.

A pesquisadora Susanna Larsson pondera que as descobertas não atestam definitivamente que o potássio em si é o que produz o efeito positivo, mas fortalece evidências existentes de que poderia ser.

“Como alimentos ricos em potássio são geralmente mais saudáveis, incluindo feijão, uma variedade de frutas e legumes, e laticínios de baixo teor de gordura, os resultados oferecem um motivo a mais para as pessoas comerem mais o mineral”, diz Larsson.

Estudos têm sugerido que dietas ricas em potássio ajudam a manter uma pressão sanguínea saudável e, dessa forma, protegeriam decisivamente contra doenças cardíacas e derrames, o que coloca o nutriente como agente de destaque na prevenção dos casos de hipertensão arterial. Isso porque o potássio regula os excessos de sódio, grande inimigo do coração. É por isso que quando existe excesso de sódio no organismo, é necessário compensar com um aumento de potássio, de modo a manter o equilíbrio existente entre os dois minerais em todos os líquidos do corpo. Também existe necessidade de aumentar o consumo deste mineral em casos recorrentes de vômitos, diarreias intensas ou excesso de urina.

Assim, a combinação de muito sódio e pouco potássio pode ser especialmente prejudicial – uma combinação comum na dieta dos brasileiros, que estão consumindo mais sódio e menos vitaminas (encontradas facilmente em frutas, assim como o potássio) do que o recomendado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário