domingo, 25 de setembro de 2011

Conheça os alimentos que previnem o câncer de próstata



A partir dos 45 anos, o homem deve começar a fazer consultas anuais com o urologista para acompanhar a saúde da próstata, já que os casos de câncer nessa região se tornam mais comuns a partir dessa idade. Apesar do preconceito ainda existente com o exame de toque retal, a consulta é fundamental para garantir a saúde masculina, já que este tipo de câncer é um dos que provoca muito sofrimento e o maior número de mortes em todo o mundo. Realizar a consulta todo ano pode garantir a longevidade dos homens, já que o diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de sucesso no tratamento.

Mas a dieta também desempenha um papel importante na incidência do câncer de próstata, porque existem alimentos que previnem e outros que podem influenciar o aparecimento da doença, em pacientes com pré-disposição. Desta forma, conhecer os alimentos que ajudam à prevenção pode favorecer uma boa qualidade de vida para homens de todas as idades. 

Fazer uma dieta seletiva, portanto, é fundamental para a saúde do aparelho reprodutor. O melhor é que as opções indicadas para prevenir o câncer na próstata são muito saborosas, e podem ser facilmente encontradas. Acompanhe:

Vegetais verde-escuros: como possuem grandes quantidades de ácido fólico, nutriente que combate o efeito dos radicais livres nas células, vegetais como o brócolis, couve flor e espinafre combatem o câncer de próstata. Usar pelo menos uma variedade por dia não é um grande desafio e já garante um efeito muito positivo na prevenção. 

Leite: por ser uma bela fonte de vitamina D e cálcio, substâncias que ajudam no processo de eliminação de células que não estão funcionando bem, como é o caso das células cancerígenas. Além disso, essas sustâncias melhoram o funcionamento do sistema imunológico, ajudando a combater doenças. O consumo de 500 ml diários – somando-se o volume de derivados – já são suficientes. Ingerir mais do que isso pode ter o efeito contrário, aumentando as chances de desenvolver esse tipo de câncer. 

Alho e cebola: o consumo da dupla pode diminuir em até 30% as chances de câncer de próstata, de acordo com estudo publicado pelo Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos (NCI). Meia cebola ou dois dentes de alho por dia garante a quantidade desejável.  

Molho de tomate: o fruto é rico em licopeno, substância de alto poder antioxidante. Essa proteção pode diminuir em até 33% as chances de desenvolvimento de tumores na próstata, segundo estudo feito pela Universidade de Harvard. Mas o organismo só consegue absorver o licopeno de alimentos cozidos - o estudo americano mostrou que homens com mais de 50 anos, habituados a consumir molho de tomate ou catchup mais de 10 vezes por semana, podem diminuir em até 50% as chances da doença.

Soja: vários estudos indicam que a genisteína, um tipo de isoflavona presente no grão, aumenta a capacidade de autodestruição das células cancerígenas. Logo, assim como o leite que também desempenha essa função, a soja ajuda a prevenir este e outros tipos de câncer.  

Oleaginosas: nozes, amêndoas, avelã e amendoim contêm vitamina E, nutriente que melhora o funcionamento do sistema imunológico. Elas também são ricas em selênio, mineral com ação antioxidante e que ajuda na renovação das células. "Duas nozes por dia, por exemplo, já fazem muito bem à saúde da próstata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário