quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Alimentos integrais prolongam sensação de saciedade





Os alimentos refinados têm vida útil maior, facilitando o estocagem, e maior aceitabilidade sensorial, com sabor e textura mais agradáveis. Por isso, são mais consumidos.

Já os grãos integrais, aqueles que não sofreram processo de refinação, conservando a parte mais externa, “a casca”. Por isso conservam mais nutrientes e, principalmente, têm muito mais fibras. Apesar de serem menos consumidos que os alimentos processados, eles fazem muito bem à saúde.



A maior vantagem dos alimentos integrais é que eles dão uma maior sensação de saciedade por serem absorvidos mais lentamente. O alto conteúdo de fibras nesse tipo de alimento faz com que carboidratos e gorduras fiquem retidos na luz do intestino junto com as fibras, sendo absorvidos mais lentamente.


Já os alimentos não-integrais, como o arroz comum e o pão branco, embora sejam ricos em carboidratos complexos, são rapidamente transformados em glicose e absorvidos. O aumento no nível de glicose que eles provocam induz à liberação de grandes quantidades de insulina e logo depois vem novamente a sensação de fome.

Os alimentos integrais induzem uma liberação lenta de insulina e a sensação de fome demora mais para se manifestar. Os alimentos integrais às vezes são até mais calóricos do que os alimentos não-integrais, mas a ingestão de uma quantidade menor gera sensação de saciedade e, no final, o balanço é de uma ingestão menor de calorias.

Substituir os alimentos não-integrais pelos integrais é um processo que pode ser feito passo a passo, já que muitas vezes há uma grande resistência por parte da família. Então é melhor introduzir aos poucos, uma refeição por semana ou simplesmente colocar como outra opção.

Veja as principais vantagens de alguns alimentos integrais:

Arroz integral: preserva o gérmen, onde se concentram as fibras, vitaminas do complexo B e minerais.

Açúcar mascavo: enquanto o açúcar branco contém apenas carboidratos, o mascavo apresenta ferro, potássio e uma série de vitaminas que são excluídas no processo de refinamento. Não deve ser usado por diabéticos.

Farinha de trigo integral: tem valor calórico semelhante ao da farinha branca e apresenta mais vitaminas e proteína, além das fibras.

Aveia: apresenta grande quantidade de proteína e fibras solúveis.

Gérmen de trigo: contém vitamina E, que é um poderoso antioxidante, além de vitaminas do complexo B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário