domingo, 4 de setembro de 2011

Emagrecimento repentino pode ser início de doenças graves



Todo episódio de emagrecimento repentino precisa ser investigado. Afinal, doenças como hipertireoidismo, alguns tipos de câncer, diabetes tipo I, hepatite C, bulimia e anorexia nervosa podem levar à redução de muitos quilos em um tempo relativamente curto. Buscar a boa forma é muito positivo, mas a saúde não deve ser comprometida, pois estas enfermidades são sérias e podem até mesmo levar à morte.

Os especialistas alertam: todo mundo quer um corpo perfeito, mas algumas pessoas desconhecem como fazer para alcançá-lo de maneira saudável. Isso porque a perda de peso também pode ser induzida por meio de dietas restritivas, que acabam comprometendo a saúde. Algumas das consequências que este emagrecimento súbito traz para o corpo são a amenorreia (ausência de menstruação), desbalanceamento hormonal, enfraquecimento de unha e cabelo, alterações do humor e do sono, mudança na cor da pele, queda da imunidade, entre outros. O baixo peso representa um grande perigo para todos, mas entre as mulheres, gênero no qual ele é mais comum, ele pode comprometer seriamente a fertilidade, porque os hormônios sexuais são derivados da gordura, do colesterol.

A idade também acaba influenciando a perda de peso. Autoridades de saúde lembram que, com o avanço dos anos, torna-se mais difícil perder peso espontaneamente, o que faz com que as atenções dobrem em caso de emagrecimento severo. Por outro lado, os distúrbios de autoimagem, como anorexia nervosa e bulimia, tendem a afetar os indivíduos mais jovens. Nestes casos, a perda de peso extrema leva ao risco de morte por falha no funcionamento de alguns órgãos, visto que suas necessidades não são supridas.

Ao perder muito peso em um curto período de tempo, é preciso investigar a causa do emagrecimento. A melhor maneira é procurando um médico para a realização de exames que apontarão a causa do baixo peso. Também é interessante procurar um nutricionista para uma reeducação alimentar visando ao aumento da massa corporal. No caso dos transtornos alimentares, como bulimia e anorexia nervosa, ainda é indicado o acompanhamento terapêutico.

O estresse e a ansiedade também podem afetar a perda de peso, sendo indicadores de que o corpo está seguindo um caminho ruim. Terapias complementares, como acupuntura, florais, fitoterapia, cromoterapia, massagem holística, entre outras, podem minimizar o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário