domingo, 25 de setembro de 2011

Excesso de sódio no tempero pronto traz riscos de hipertensão



Requisito cada vez mais valorizado em nosso, a praticidade dos temperos industrializados para quem tem pouco tempo para preparar o próprio alimento pode comprometer severamente a saúde do coração. Motivo: além do cloreto de sódio já presente no sal, a maior parte das variedades apresentadas no mercado, buscando a conservação do produto, abusa do inimigo número 1 da saúde do coração, o sódio.

Uma pesquisa realizada no ano passado revelou que das 19 principais variedades do produto vendidas no Brasil, a alta concentração de sódio fez com que nenhuma tivesse o consumo recomendado pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste). 

Entre as amostras analisadas, com produtos em pó, pasta e tablete, três delas apresentaram níveis muito altos do mineral, com 70% da quantidade de sódio indicada para um dia inteiro. Fique atento: esses produtos, de acordo com a Proteste, são os temperos à base de alho e sal, vendidos sob a forma de pasta, em potes. 

Além de cardiopatas e hipertensos, o excesso de sódio afeta as pessoas com problemas renais, neurológicos e que usam medicamentos antidepressivos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselha o consumo diário máximo de 2 g de sódio, o que até mesmo nutricionistas reconhecem que é uma quantidade facilmente ultrapassada, diante dos hábitos de consumo na atualidade. 

Nesse sentido, mudar costumes equivocados na mesa pode evitar significativamente a quantidade de pessoas com problemas de saúde no coração. Para evitar excessos, os médicos aconselham a substituição dos temperos prontos por ingredientes – realmente – naturais, explorando ervas para dar o aroma à comida, cebola e alho para dar gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário