sábado, 25 de junho de 2011

Lanche saudável: veja o que colocar na lancheira do seu filho!


Escrito por Carol Sessa

Chocolates, salgados fritos, refrigerantes e doces em geral compõem o cardápio das cantinas de algumas escolas. Esses alimentos são ricos em sódio, gorduras e açúcares, predispondo ao desenvolvimento da obesidade infantil. Portanto, que tal começar um ano escolar diferente com seus filhos, melhorando a qualidade dos lanches mandados de casa?

Sabemos que os hábitos alimentares da família influenciam bastante no que a criança irá comer ou deixar de comer, por isso é importante que em casa se tenha o costume de sempre ter frutas, iogurtes, cereais e sucos à mesa. Assim, as guloseimas não serão tão atrativas.

É normal que os pais fiquem na dúvida sobre o que colocar na lancheira. A substituição de alguns alimentos já faz uma grande diferença, como, por exemplo: trocar os refrigerantes ou sucos em pó por sucos naturais ou iogurtes; os salgadinhos chips ou biscoitos recheados por biscoitos integrais ou sem recheio; os doces e chocolates pelas frutas.

Os lanches devem ser compostos pelos três grupos alimentares (carboidratos, proteínas e lipídios) e por vitaminas e minerais (principalmente cálcio). Conseguimos tudo isso com um cardápio bem colorido, com frutas, sucos, iogurtes, queijos e biscoitos integrais. Segue abaixo um exemplo de cardápio contendo todos esses nutrientes, para uma semana:

- Segunda-feira: Suco de goiaba + Bisnaguinhas com queijo branco + 1 maçã

- Terça-feira: Suco de maracujá + Biscoito de aveia e mel + 1 pera

- Quarta-feira: Iogurte de frutas + Barrinha de Cereal + 1 banana

- Quinta-feira: Achocolatado + Cookie integral + 1 fatia de melão

- Sexta-feira: Suco de manga + Bolo de laranja + Morango picadinho

Carol Sessa é Nutricionista; Especialista em Nutrição Humana e Saúde e em Terapia Nutricional. Atua na área de nutrição clínica do "Espaço Terapêutico" em Vila Velha - ES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário