sábado, 4 de junho de 2011

Sem academia, mas com saúde


Descubra como é possível entrar em forma e manter o corpo tonificado mesmo sem ter que obrigatoriamente visitar uma academia todos os dias

Na procura pelo corpo perfeito ou bom condicionamento físico, as academias de ginástica são vistas, na maioria das vezes como única solução para obter tais resultados. O espaço realmente pode estimular a atividade física regular. No entanto, existem muitas outras maneiras de se manter saudável.

Os motivos para dispensar a ida a uma academia são os mais variados. Alguns não conseguem se adaptar à rotina dos exercícios, outros preferem fazer atividades ao ar livre. Alguns simplesmente não gostam do ambiente que a academia proporciona e outros não podem pagar pelo serviço. Seja qual for a razão, não ir a academia não é desculpa para ficar fora de forma.

O mestre em Educação Física e fisiologista do exercício Renato André Sousa da Silva esclarece que existem muitas formas de se exercitar: “Diversas são as opções. Desde correr, pedalar, nadar em águas abertas, até vôlei de areia, desportos coletivos em geral e modalidades radicais como skate, montanhismo, rapel e exercícios funcionais”. O especialista afirma que o mais importante em atividades fora das academias é que tais práticas sejam acompanhadas pelo estabelecimento de metas em tempos específicos, para otimizar os resultados.

A dona de casa Rosa Souza, 47 anos, optou pelo exercício mais comum, a caminhada. “Eu não faço exercício por estética, sou magrinha. Mas a minha médica me indicou e agora eu faço duas vezes por semana”. Ela conta que seu marido, Illarino Rocha, 65 anos, corre todos os dias e ainda tem pique para a musculação – feita em academia pública – para o futebol aos finais de semana. Ela enumera as vantagens que a rotina de exercícios trouxe aos dois. “A gente se sente bem melhor. Fazer alguma atividade é muito bom para a saúde, melhora minha circulação. Meu marido também está dormindo melhor e temos isto de graça”, completa.

Caminhar, correr, pedalar ao ar livre – principalmente nos parques – faz muito bem à saúde e dá um estimulo bem diferente ao organismo que aquele encontrado nos equipamentos estáticos. É o que afirma o fisiologista. No entanto, o profissional chama atenção para a diferença de cargas na prática dentro e fora de uma academia. “Em geral, o controle das cargas de treino é menor em modalidades atléticas outdoor. Ou seja, é mais difícil controlar aspectos como intensidade do exercício, duração, freqüência, velocidade, dentre outros. Assim, os resultados do treinamento poderão ser mais aleatórios”.

Ele ainda afirma que o nível de eficiência dependerá da rotina estabelecida por quem está praticando os exercícios, bem como dos objetivos pretendidos. “È impossível dizer genericamente qual das opções é melhor – se em academias ou fora delas – visto que essas modalidades estressam fisiologicamente o corpo de maneiras bem distintas”, explica. Para Renato, mesmo fora das academias a regularidade no exercício e a ajuda de um profissional para orientação das atividades se fazem necessárias.

O professor aconselha que as pessoas que não freqüentam a academia – por qualquer motivo que seja – mas que desejam se manter saudáveis, devem visitar um profissional adequado. É ele quem poderá apontar qual exercício ou modalidade mais indicado para o tipo físico e de déficit. “Por exemplo: a pessoa adora fazer corrida no parque, que melhora a aptidão cardiorrespiratória, contudo essa pessoa está com déficit de força e a corrida não tem relação com a força. O que fazer? Procurar outra modalidade, como a ginástica. Por sua vez ela pode ser realizada tanto na academia como também ao ar livre. Minha dica é buscar as modalidades que agradam e colher os respectivos benefícios”, enfatiza.

Exercícios em casa

Também é possível realizar atividades dentro de casa, fazendo uma adaptação dos aparelhos. Toalhas, extensores elásticos, caneleiras, garrafas de refrigerante, entre muitos outros, permitem exercícios físicos que ativam os mesmos grupos musculares trabalhados na máquina da academia.

Veja abaixo, alguns exercícios simples que podem ser executados em casa indicados pela coordenadora de academias, Regina Paula Cirino:

Apoio das mãos na cadeira - Apoiar as mãos na parte de trás da cadeira levando o quadril para trás, deixando o troco paralelo ao chão. Pernas e braços devem estar alongados.

Torção -
Cruzar uma perna sobre a outra, apoiar a mão contraria a perna que está por cima, no joelho. Com a torção do tronco levar o outro braço atrás apoiando na cadeira. Alongar bem a coluna.

Flexão -
Cruzar uma perna sobre a outra formando um 4, flexionar o tronco a frente, levando as mãos em direção ao chão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário