sábado, 25 de junho de 2011

Alergias respiratórias exigem mais cuidados no inverno


Éverton Oliveira - Redação Saúde Plena

O inverno que chegou oficialmente na última terça-feira (21) traz consigo muitos vírus, bactérias e uma enorme quantidade de ácaros, grandes vilões das alergias respiratórias que surgem com as baixas temperaturas e grandes alterações climáticas, além da presença de um ar poluído e mais seco graças à baixa umidade do ar. Essas transformações ocorridas durante os dias mais frios provocam o ressecamento e irritação das mucosas respiratórias, o que afeta diretamente os sistemas imunológicos, podendo aumentar o aparecimento de muitas alergias.

Tal condição faz do inverno um período muito propício para as alergias respiratórias, cuja incidência é 40% maior durante a estação. Embora os alérgicos sejam os que mais sofrem com os problemas respiratórios por já apresentarem uma mucosa inflamada pela alergia, todos estão sujeitos a desenvolver o problema, pois os agentes alergênicos estão em toda parte.

Mais de 35% da população mundial sofre de algum tipo de alergia. A asma e a rinite, muito frequentes a essa época do ano, levam a uma predisposição a infecções secundárias. A inflamação da mucosa respiratória e o acúmulo de secreção nas vias respiratórias facilitam a instalação de agentes infecciosos virais e bacterianos, podendo levar a problemas bem mais graves como pneumonias crônicas.

Prevenindo as alergias e diminuindo os seus efeitosÉ importante que os pacientes controlem ao máximo seus processos alérgicos, sendo esse controle dependente de vários fatores para o pleno sucesso na prevenção dos quadros de alergias. É necessária a realização do teste alérgico para o diagnóstico do que possa gerar uma alergia no paciente e assim mantê-lo distante desses vilões, que podem ser produtos de limpeza, alimentos, pelos de animais, poeira, ácaros dentre outros.Outro fator fundamental na prevenção das alergias é o controle do ambiente com uma ótima higienização da casa, retirando bichos de pelúcia, carpetes, tapetes e cortinas, além da forração dos colchões e travesseiros com materiais que mantêm uma barreira entre o corpo e os ácaros que se instalam nesses locais. Aliado a isso, é também de suma importância que os pacientes façam uso das vacinas específicas contra cada tipo de alergia que possam apresentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário