sábado, 4 de junho de 2011

Dicas para melhorar a qualidade da mastigação


É fundamental para a saúde, mastigar os alimentos até que estejam completamente triturados e só depois engolir. Pois pedaços grandes de alimentos aumentam o trabalho do estômago resultando em uma digestão inadequada, azia, fermentação e gases.

Além disso, engolir o alimento sem uma devida mastigação é o melhor aliado para ganhar peso, pois ela serve como um medidor para a quantidade de alimentos que devemos ingerir.

Enquanto os alimentos são mastigados, o corpo vai recebendo avisos de que está se preparando quimicamente para a captação dos nutrientes. Depois de algum tempo, o cérebro começa a dar sinais de saciedade. Mas a pressa “engana” esse mecanismo, já que o organismo leva de 15 a 20 minutos para avisar o cérebro de que está saciado.

Veja abaixo algumas dicas, que podem parecer estranhas para quem costuma comer muito depressa, mas que merecem ser testadas. Assim, você irá se alimentar mais devagar e mastigar melhor os alimentos:

· Descanse os talheres ao lado do prato depois de cada garfada. Volte a segurá-los apenas quando o alimento, transformado em pasta, puder ser engolido.

· Tente mastigar pelo menos 30 vezes cada garfada de forma a estimular bem os dentes e gengivas e ter uma boa digestão.

· Coma sempre acompanhado, pois conversando demora-se um pouco mais para comer.

· A cada refeição ou lanche mastigue com calma, saboreando os alimentos até transformar o sólido em pastoso.

· Escolha o horário de suas refeições em que tenha mais tempo e alimente-se com calma. Mastigar bem pode até ajudar a reduzir a ansiedade.

· Saia da mesa satisfeito, mas nunca com o estômago totalmente cheio.

· Comece sua refeição com uma boa salada de grãos e legumes, mastigando devagar e sentido o sabor de cada garfada. Assim, quando você for se servir do prato principal e da sobremesa que são mais calóricas o seu centro da saciedade está começando a ser ativado. O resultado será notado com o tempo. Vale a pena experimentar!

· Antes da salada, você pode comer uma fruta pequena. Essa estratégia aumenta a chance de a refeição demorar os 20 minutos necessários e, ainda, diminui o desejo por doce na sobremesa.

· Coma sempre sentado, com a coluna ereta e descontraído.

· Não coma quando se sentir irritado ou ansioso – respire profundamente antes de começar a refeição, acalme-se, ou vá dar uma volta para arejar.

· Se possível, não atenda ao telefone quando estiver comendo.

· Faça uma caminhada de dez minutos depois das refeições.

· Inclua uma fonte de fibras – pode ser uma colher de sopa de farelo de aveia – na salada do almoço, na sopa do jantar e no iogurte ou na fruta do café da manhã também faz você mastigar mais vezes. Além disso, essas substâncias ajudam a diminuir os níveis de colesterol, aumentam a saciedade e estimulam o bom funcionamento do intestino.


Lembre-se: mastigar bem evita sérios problemas de estômago. E é mais fácil evitar antes que eles aconteçam
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário