sábado, 25 de junho de 2011

Pesquisa confirma que morangos fortalecem glóbulos vermelhos



Éverton Oliveira - Redação Saúde Plena

Recentemente, uma pesquisa publicada na revista Food Chemistry apontou que os morangos fortalecem os glóbulos vermelhos frente o estresse oxidativo, um desequilíbrio entre problemas na produção de oxigênio e a sua desintoxicação através de sistemas biológicos. Tal desequilíbrio ocorre em algumas situações patológicas (como a doença cardiovascular, o câncer ou o diabetes) e fisiológicas (nascimento, envelhecimento, exercício físico) entre a agressão que produzem "espécies reativas do oxigênio" - os radicais livres, em particular - e as defesas antioxidantes do organismo. As temidas doenças de Parkinson e de Alzheimer também estão associadas ao estresse oxidativo.

O estudo foi fruto de uma parceria internacional entre a Universidade Politécnica de Marche (UNIVPM, na Itália) e a Universidade de Granada (UGR, Espanha). A investigação trouxe uma confirmação muito esperada, já que até agora as análises buscavam entender a capacidade antioxidante dos morangos mediante experimentos 'in vitro', mas agora, o grupo de pesquisadores conseguiu demonstrá-la 'in vivo'.

Para isso, a pesquisa deu a 12 voluntários 500 gramas diários de morangos ao longo de cada jornada. Além disso, durante 16 dias foram tiradas mostras de sangue: em quatro, oito, 12 e 16 dias, e um mês mais tarde.

Os resultados revelam que o consumo regular desta fruta pode melhorar a capacidade antioxidante do plasma sanguíneo e a resistência dos glóbulos vermelhos a sua hemólise (fragmentação) oxidativa. Os morangos apresentam grande quantidade de compostos fenólicos, como os flavonóides, que diminuem o estresse oxidativo.

A equipe analisa agora as variações quando se ingere menos quantidade de morangos (o consumo habitual costuma ser um copo ao dia com 150 a 200 gramas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário