sábado, 4 de junho de 2011

Câimbra


Escrito por Dr. Rogerio Teixeira da Silva

O que pode ser classificado como câimbra?

A câimbra é uma contração involuntária súbita do músculo ou de diversos grupos musculares simultaneamente. Nesses casos a região costuma ficar enrijecida (em virtude da grande contração muscular das fibras, todas quase ao mesmo tempo) e a pessoa sente muita dor, fazendo com que tenha que cuidar imediatamente dessa condição.

Por que esse tipo de dor acontece?

A câimbra ocorre porque as placas motoras (estruturas anatômicas que transmitem o impulso nervoso ao músculo, para que ele se contraia) apresentam um acúmulo de ácido lático, e posteriormente tornam os músculos mais excitáveis, gerando assim a grande contração muscular. Ocorre mais frequentemente nas panturrilhas e na musculatura da coxa, mas, dependendo do desgaste do atleta, pode atingir até mesmo a musculatura do abdômen, podendo, se não tratada, causar problemas graves.

É possível prevenir câimbras?

Normalmente a prevenção das câimbras se dá por meio de uma boa hidratação, incluindo a ingestão de sais minerais e vitaminas antes do exercício. Uma pessoa bem hidratada normalmente não tem câimbras. Outra recomendação é que sempre se façam alongamentos dos músculos das pernas, pois é aí onde as câimbras são mais frequentes.

A alimentação pode influenciar em algo para a melhora e/ou prevenção?

Normalmente alimentações balanceadas e com uma boa quantidade de sódio, magnésio e potássio agem como um protetor para evitar as câimbras. O grande problema é que nem sempre uma boa alimentação resolve, principalmente quando a temperatura externa é muito alta (acima de 32 graus Celsius) e o ambiente é muito úmido (acima de 80% de umidade). Nessas condições, se o esporte é praticado com muito desgaste físico, as câimbras podem aparecer até mesmo em quem é bem treinado e bem nutrido.

Como amenizar a dor no momento da câimbra?

O melhor na hora é colocar gelo e iniciar uma hidratação. Normalmente atletas com câimbras estão com a sua temperatura central alta, e isso deve ser abaixado através do resfriamento. Devemos retirar a pessoa do sol, ventilar o ambiente e aplicar o gelo na musculatura afetada, alongando o músculo no momento.

Há alguma relação da aterosclerose e câimbra em pessoas com mais de 60 anos?

Pessoas com aterosclerose têm maior tendência a problemas de constrição vascular em virtude das placas que podem se formar nos vasos sanguíneos. Isso pode ser um fator de alteração da circulação local no músculo, principalmente nas pernas, e pode propiciar câimbras com maior frequência.

Dr. Rogerio Teixeira da Silva – CRM/SP 73163 – é Doutor e Mestre em Ortopedia e Medicina Esportiva pela UNIFESP Coordenador do NEO - Núcleo de Estudos em Esportes e Ortopedia Presidente do Comitê de Traumatologia Desportiva da SBOT Biênio

Nenhum comentário:

Postar um comentário