sábado, 4 de junho de 2011

Zumbido


O que é o zumbido?

Zumbido é um som que a pessoa percebe nos ouvidos ou na cabeça, mas que não corresponde a um som real do ambiente. É um sintoma da via auditiva, e não uma doença. Pode parecer com som de grilo, apito, chuva, motor, panela de pressão, abelha, etc., e uma pessoa pode ter mais de um zumbido ao mesmo tempo.

Quais são as causas?

O zumbido pode ser gerado por alterações de estruturas da própria via auditiva ou por alterações de outros sistemas que interferem no funcionamento do sistema auditivo. O zumbido pode estar relacionado a mais de 200 doenças otológicas ou sistêmicas, e algumas vezes há mais de uma causa para o zumbido de um mesmo paciente.

Por que algumas pessoas têm zumbido nos ouvidos? Isso tem a ver com surdez e labirintite?

O zumbido pode ser gerado por alterações em qualquer ponto da via auditiva, desde a orelha externa até o córtex auditivo. Algumas doenças, como a doença de Meniere, provocam uma alteração no funcionamento do ouvido interno inteiro, que inclui o labirinto. Por isso, ocorrem sintomas auditivos, tais como dificuldade para ouvir e zumbido e sintomas labirínticos, como a tontura.

Como é feito o diagnóstico?

Para saber a causa do zumbido, o otorrinolaringologista faz uma série de perguntas sobre a saúde geral e auditiva do paciente e pode pedir alguns exames de sangue, exames de imagem (da ATM, da cervical, de crânio...) e exames auditivos, como audiometria (para saber como está a audição do paciente) e avaliação otoneurológica (que avalia audição e labirinto). Os exames pedidos dependem das suspeitas do médico. O conjunto das informações ajuda o médico a diagnosticar a(s) causa(s) do zumbido.

Tem cura?

Como é um sintoma, o zumbido vai desaparecer se estiver ligado a uma doença ou alteração que possa ter cura, como é o caso de infecções de ouvido, acúmulo de cerume no ouvido ou erros alimentares, por exemplo.

O zumbido que não tem cura é fácil melhorar?

Atualmente, mesmo doenças que não têm cura podem ser controladas. O controle da doença que levou ao zumbido (como diabetes e hipertensão) geralmente leva a uma diminuição do sintoma.

Como é o processo de habituação?

Habituação é a diminuição da percepção de estímulos sonoros (ou táteis, visuais, etc.) que sejam repetidos e neutros. É por isso que quase nunca percebemos o barulho da geladeira, por exemplo. A idéia da TRT (Tinnitus Retraining Therapy), chamada em português de Terapia de Habituação do Zumbido, é que o paciente incomodado com o zumbido aprenda a tratá-lo como um som neutro e, assim, consiga deixar de percebê-lo.

Como é o tratamento com a TRT?

Em primeiro lugar, é fundamental que o paciente entenda como funciona a audição, o zumbido e a TRT. Essa parte da terapia é chamada de sessão de orientação. Em segundo lugar, mas simultaneamente, o paciente é orientado a nunca ficar no silêncio. Para isso, podem ser usados sons ambientais (ventilador, rádio fora do ar, CDs com sons da natureza...), geradores de som ambientais, geradores de som pessoais (parecem aparelhos auditivos, mas emitem um chiado suave e constante) ou próteses auditivas, dependendo do grau de audição e do grau de incômodo que a pessoa tem com o sintoma. Essa parte da TRT é chamada de terapia sonora. Esse é um processo complexo que exige tempo para que as estruturas do sistema nervoso central se reajustem. Por isso a TRT dura de 18 a 24 meses. É um tratamento que exige paciência, envolvimento do paciente e do terapeuta e disciplina.

Há prevenção?

A maioria dos zumbidos é causada por doenças que podem ser prevenidas através de uma alimentação saudável e equilibrada, pela prática de exercícios físicos moderados e pelo combate ao estresse. A essa lista podemos acrescentar evitar exposição a sons intensos.

Dra. Keila A. Baraldi Knobel é fonoaudióloga mestra e doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário