segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Pesquisa comprova: obesidade começa no supermercado




Éverton Oliveira - Redação Saúde Plena

Uma pesquisa da Latin Panel, empresa especializada em painéis de mercado, e divulgada pela Revista Saúde, traçou o comportamento de consumo de 25 mil brasileiros com idade superior a 7 anos e concluiu que os obesos lotam o carrinho de ingredientes calóricos. “Tudo começa com a dona de casa que não segue a lista de alimentos realmente necessários”, diz Ana Cláudia Fioratti, diretora responsável pela pesquisa. “Ela acaba levando outros produtos por impulso, especialmente se estiver com fome no momento da compra”.

O exagero na despensa vai parar na mesa. Trinta e cinco por cento das famílias residentes no interior fazem mais comida do que conseguem comer — nas capitais, 29% das casas também têm esse costume. O farto cardápio de quitutes facilita os beliscos entre as refeições — 35% dos interioranos e 40% dos moradores das capitais admitiram o deslize.

Naturalmente, esse não é o único fator condicionante da obesidade. Mas a variedade de itens adquiridos no supermercado se mostra um relevante indicador da qualidade da alimentação das famílias. Apesar de 41 % dos brasileiros estarem acima do peso, os costumes alimentares continuam pouco saudáveis. Os salgadinhos, por exemplo, são consumidos em 66% das casas com obesos.

A alimentação saudável começa na ida ao supermercado, mas passa por vários outros fatores como o nível de sedentarismo e a conscientização. O indivíduo não precisa esperar a obesidade se instalar para só então recorrer à atividade física.

Também é importante estar atento ao que te faz comer mais. Observar quais são os fatores que aumentam sua ansiedade (a presença de alguém, estar em determinado lugar, fazer um determinado serviço, etc.) e os que a diminuem (dar uma volta, falar com um conhecido, tomar algum tipo de calmante ou praticar uma atividade física). É interessante, também, evitar comprar alimentos muito calóricos, que você sabe que vai consumir nas horas de ansiedade. Eu sempre achei que “a obesidade começa no supermercado”
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário