segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Caminhada, natação e alongamento: perfeitos para as grávidas



Se a gestante for avaliada por médico antes de iniciar a prática, a atividade física na gravidez é altamente recomendável. O trabalho corporal que é realizado durante os exercícios proporciona uma melhor capacidade cardiorrespiratória e das condições dos músculos e dos ossos, facilitando o trabalho de parto.

No entanto, mesmo para mulheres que já se exercitam, é importante consultar o obstetra, que irá avaliar a se a gestante tem condição de continuar ou mesmo dar início a uma atividade física. Se não houver nenhuma contraindicação médica, os exercícios podem ser realizados até o último mês de gravidez, com uma redução gradual à medida que a hora do parto se aproxima.

Os melhores exercícios para as grávidas são a caminhada, que melhora a capacidade cardiorrespiratória, favorecendo ainda o encaixe do feto na bacia da mãe; o alongamento, que ajuda a manter a musculatura relaxada; e os exercícios aquáticos, como hidroginástica e natação. Jamais devem ser realizados sem acompanhamento do obstetra.

Bom para a mamãe, bom para o bebê

Além disso, uma pesquisa feita por neozelandeses e norte-americanos revelou que a prática de exercícios moderados durante a gestação fortalece a saúde do bebê e controla o peso dos futuros recém-nascidos.

Durante o estudo, mulheres que se exercitaram tiverem bebês com até 143 gramas a menos do que as do grupo de controle, mas com o mesmo comprimento, o que sugere que a atividade física retira a gordura extra dos bebês, mas não influencia negativamente no desenvolvimento do feto. Os pesquisadores também afirmam que esses bebês em forma terão menos riscos de serem acometidos por certas doenças ao longo dos anos.

Depois que o bebê nascer, a mulher também poderá retomar as atividades após 40 dias, no caso de parto normal, e conforme avaliação médica, se o parto for cesariana
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário