quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Hidratação adequada pode deixar estrias longe do seu corpo




Éverton Oliveira - Redação Saúde Plena

As estrias são resultado da quebra das fibras de colágeno e elastina, que após o rompimento na derme ficam desorganizadas e dão origem as linhas vermelhas e esbranquiçadas. Especialistas lembram que as estrias aparecem tanto em homens quanto em mulheres. Mas o sexo feminino sofre bem mais com o problema. Nas mulheres, as regiões mais afetadas do corpo são os seios, bumbum, coxas, braços e abdômen. Determinadas pessoas apresentam o problema mesmo com pouca distensão da pele, e outras não desenvolvem o problema mesmo na gravidez, quando o estiramento da pele é maior.

As estrias se devem a dois fatos: a perda de elasticidade da pele e o efeito sanfona de engordar e emagrecer. A partir daí podemos perceber como o aparecimento de estrias se relaciona com a alimentação, já que a pele precisa de certos nutrientes para manter a elasticidade de que precisa.

Estudiosos ressaltam que ainda existem poucos recursos estéticos para o tratamento e nenhum garante total desaparecimento, mas que o importante é pelo menos prevenir seu aparecimento, fazendo a hidratação adequada. Hidratar intensamente a pele com cremes e ingerir pelo menos quatro copos grandes de água por dia (aproximadamente 1 litro) evitam o aparecimento de estrias.

Além disso, para reduzir as estrias, além de ingerir bastante água e hidratar a pele, os especialistas indicam uma dieta especial. Confira quais são as dicas para diminuir as estrias:




Incorpore fibras em sua alimentação, elas ajudam a eliminar as toxinas;

Evite carne vermelha e prefira sempre os cortes magros ou a carne branca, como frangos;

Evite o consumo de doces;

Prefira frutas para sobremesa;

Se consumir álcool, compense no dia seguinte com uma maior ingestão de água;

Alimente-se de 3 em 3 horas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário