quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Dicas para cuidar do colchão e manter a saúde da coluna



Quando bem conservado, um colchão pode durar vários anos. É importante cuidar bem dele, afinal de contas, passamos pelo menos 1/3 da vida repousando sobre um colchão. Veja abaixo algumas dicas para manter a qualidade do seu sono e aumentar a duração da vida útil do seu colchão, economizando dinheiro e melhorando a sua saúde:

Evite a deformação

Durante os primeiros seis meses, um colchão novo deve ser virado de três em três semanas. A partir de então, deve ser virado quatro vezes por ano. Atualmente, muitos colchões têm um lado reservado para o Verão e outro para o Inverno, o que facilita na hora de saber quando deve virá-lo.

Também inverta a posição do colchão girando o lado da cabeceira para o pé da cama regularmente. Isso também evita deformações causadas pelo uso.

Evite sentar-se sempre na mesma ponta do colchão (enquanto calça as meias, por exemplo) para não contribuir para a deformação do mesmo. Não utilize, nem deixe ninguém (principalmente as crianças!) utilizar o colchão como um trampolim. A pressão localizada danificada permanentemente a qualidade do colchão.

Cuidados de limpeza

Proteja o colchão com forro ou capa e evite que a umidade e os líquidos atinjam sua estrutura. No caso de crianças pequenas, invista num protetor antiumidade para o colchão que, para além de ser lavado com frequência, deve ser substituído de dois em dois anos.

Também aconselha-se puxar os lençóis e cobertores para trás todos os dias depois de se levantar, deixando a cama receber um pouco de ar durante cerca de 30 minutos antes de arrumá-la. Os lençóis da cama devem ser mudados todas as semanas.

Aspire o colchão todos os meses, de forma a eliminar as células mortas da pele que costumam atrair ácaros.

Embora a aspiração seja a forma mais adequada de manter um colchão limpo, no caso de surgir alguma mancha, recorra apenas a uma mistura de água fria e sabão neutro para, com movimentos suaves, tentar retirá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário