segunda-feira, 14 de junho de 2010

Sua fome como indicador de saúde

A alimentação é primordial para que tenhamos saúde e possamos atingir nosso objetivo maior que é viver com saúde. Ter um apetite normal é sintoma de um organismo saudável. Isso foi comprovado em um estudo feito pela Universidade Ben-Gurion de Israel. Quem conta esta novidade é a revista Saúde da Editora Abril. O estudo avaliou cerca de 300 pessoas com mais de 70 anos.


 

Os pesquisadores desvendaram um elo entre a vontade de comer e a expectativa de vida. Foi investigada a associação entre o gasto de energia diário, a qualidade do apetite e a mortalidade do grupo. A disposição para se alimentar aumenta em 50% o índice de sobrevivência.


 

Isso pode ser notado na prática, os indivíduos que sofrem com problemas físicos ou psicológicos são aqueles que costumam abandonar a mesa nas primeiras garfadas. Perder a fome, portanto, é um alerta de que algo está errado no corpo.


 

Quando uma pessoa está doente é normal perder o apetite. As doenças que mais afetam a fome são doenças cardiovasculares, câncer, depressão, osteoartrite, artrite reumatóide, problemas infecciosos e doença pulmonar obstrutiva crônica.


 

Por isso quando algum parente, principalmente o idoso, estiver sem vontade de se alimentar trate de levá-lo ao médico. É comum achar isso normal, eu lembro que minha mãe não tinha muita vontade de alimentar-se e, aparentemente, não tinha nenhum problema. Quando adoeceu estava fraca e não resistiu à doença.


 

Claro que comer demais também é um problema, o ideal é um apetite normal e regular. Que a pessoa tenha disposição e consuma a quantidade ideal de calorias.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário