segunda-feira, 7 de junho de 2010

Plano odontológico e cada vez mais comum nas empresas

Planos odontológicos crescem no Brasil e representam um grande atrativo para empresas que buscam reter os seus talentos.

O plano de saúde odontológico desempenha hoje, no Brasil, uma função estratégica nas empresas: é uma carta na manga na captação e retenção de novos talentos. Esta é uma das razões pelas quais o setor de planos odontológicos vem crescendo vertiginosamente nos últimos anos, chegando a se classificar como o segundo benefício mais oferecido por departamentos de RH - logo após os planos de saúde convencionais. A odontologia como benefício é o produto que mais cresce hoje. Ela tem sido muito utilizada para agregar valor na contratação do funcionário

Além disso, o benefício do plano odontológico aumenta a produtividade, na medida em que ajuda a criar uma atmosfera de co
nforto para seus funcionários. Uma pessoa que está preocupada com problemas odontológicos, seja dela, seja de um familiar, com certeza vai produzir menos

A principal vantagem dos planos odontológicos dentro das empresas é a valorização de seu maior patrimônio, o capital humano.


Outra vantagem para as empresas está na relação custo x benefício dos planos de saúde odontológicos que, segundo os profissionais do ramo, é muito positiva. Em média uma empresa gasta R$15,00 por funcionário ao oferecer-lhe um plano odontológico. Mas a variação é muito grande e depende do tamanho da empresa e da natureza do contrato. Aliás, o grande leque de opções contratuais é uma característica bem típica desse benefício.

A partir do perfil dos colaboradores e da necessidade da empresa, pode-se criar o produto ideal, levando em consideração variáveis do tipo: compulsório ou livre adesão, com rede credenciada ou livre escolha, etc.

A empresa pode arcar com a totalidade dos custos de procedimentos odontológicos para seus funcionários ou apenas uma parte. Há situações em que a empresa aceita a adesão do funcionário, ou seja, participam somente aqueles funcionários que tiverem interesse em aderir ao convênio. E há, ainda, situações em que a empresa não cobre absolutamente nada. "Ela simplesmente disponibiliza sua carteira de funcionários para a operadora fechar negócio. Para o funcionário, isto é vantajoso, pois dilui o custo da operadora, diminuindo o preço final. Ele então pagaria bem menos do que se tivesse um plano individual.

Não há quem consiga trabalhar com dor de dente. Nem com qualquer outro problema de saúde bucal. Por isso, mais uma vantagem que o RH tem ao optar por ter a odontologia como benefício é a redução das faltas dos funcionários ao trabalho.


Um sorriso saudável continua sendo um importantíssimo componente do marketing pessoal. Mas não é por isso que o benefício do plano odontológico agrada tanto aos funcionários das empresas

Muitas doenças têm manifestações bucais como seus primeiros sinais ou sintomas. A endocardite bacteriana, uma doença que pode ser fatal, por exemplo, pode surgir de uma raiz de dente infeccionada.

Outro exemplo da importância da saúde oral está no seu papel de diagnosticar precocemente o câncer de boca. Esta doença, extremamente invasiva e cada vez mais freqüente, vitima muitos fumantes e pessoas que muito se expõem ao sol. Ela pode ser detectada em seus primeiros estágios por um cirurgião-dentista, otimizando assim o seu tratamento. A Aids e muitas outras doenças seguem o mesmo padrão.

Fonte: Sinog - Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário