terça-feira, 15 de junho de 2010

O que causa a impotência ?

Impotência pode ocorrer quando algo interfere no processo que o organismo passa para conseguir uma ereção. Esse processo envolve o cérebro, que controla os nossos sentidos e envolvem os nervos, que passam mensagens do cérebro para o resto do corpo.

Assim, o cérebro manda a mensagem ao pênis, que vai então provocar uma vasodilatação e com isso, conseguir a ereção.

Os problemas físicos constituem as causas de mais da metade dos homens que sofrem de impotência. Eles podem causar, muitas vezes, alterações na circulação dos vasos sangüíneos, que pode interromper o fluxo de sangue que vai para o pênis.

Causas físicas da impotência

. Alcoolismo
. Fadiga
. Aterosclerose (endurecimento das artérias)
. Diabetes
. Lesões na coluna ou cérebro
. Esclerose múltipla
. Doença de Parkinson
. Radioterapia nos testículos
. Infarto

Doenças neurológicas também podem causar impotência. Outras doenças podem diminuir o nível de testosterona ou outros hormônios masculinos, que também podem causar impotência.

Algumas drogas também podem causar impotência. Entre elas, estão os anti-depressivos, alguns medicamentos para hipertensão, e a maioria dos tranqüilizantes. Se você achar que a sua impotência tem algo a ver com drogas ou medicamentos que você esteja tomando, fale com o seu médico, para que ele o substitua e que tenha o mesmo efeito.

Como a impotência é diagnosticada?

O seu médico vai fazer umas perguntas básicas e indicar um check-up. Ele também pode pedir exames laboratoriais para checagem.

Outros testes também podem ser pedidos. Por exemplo, o seu médico pode querer saber se você tem ereções durante o sono. Alguns testes podem ser feitos em casa, como este. Normalmente um homem tem até cinco ereções durante o sono. Se o homem tem essas ereções durante o sono, a impotência pode ser psicológica.

Como ela pode ser tratada?

Tudo depende da causa. A impotência de causa física, pode melhorar quando o problema é controlado e tratado. Se ela é causada por um medicamento, este pode ser substituído.

Tratamento psicológico pode ser muito eficiente, mesmo que o problema seja físico, porque impotência não só afeta o físico, mas sempre afeta o lado psicológico.

Como devo agir com a minha parceira em relação?

Umas das coisas mais difíceis em relação á impotência é saber como a parceira irá reagir. Muitas vezes a parceira se sente parcialmente culpada pela impotência, e pode acabar pensando que a relação está com problemas ou que existe um relacionamento extra conjugal. A sua parceira pode se sentir magoada, ferida, com raiva e preocupada. Esses são sentimentos difíceis de se lidar.

A terapia de casais na maioria dos casos é eficiente, proporcionando a sua parceira e também a você, mais confiança para encarar e resolver o problema.



Dra. Elisabete F. Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário