domingo, 19 de dezembro de 2010

Refrigerantes e o risco da Gota

A gota é uma doença reumatológica, inflamatória e metabólica, que cursa com hiperuricemia (elevação dos níveis de ácido úrico no sangue) e é resultante da deposição de cristais do ácido nos tecidos e articulações. Foi descrita pela primeira vez por Hipócrates, no século V a.C. É uma afecção comum, ocorrendo de 0,2 a 0,3/1000 na população geral. Sua maior incidência ocorre entre os 30-50 anos de idade, com predomínio do sexo masculino (95%). No sexo feminino ocorre geralmente após a menopausa.


 

O consumo de bebidas ricas em frutose, como refrigerantes e suco de laranja adoçados, está associado a um maior risco de ocorrência de gota entre mulheres, segundo um estudo publicado pelo Journal of the American Medical Association (Jama). "O aumento dos casos de gota nos Estados Unidos ao longo das últimas décadas coincidiu com um acréscimo substancial no consumo de refrigerantes e frutose", descreve o artigo, divulgado na reunião anual do American College of Rheumatology.


 

Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Boston (EUA) examinaram a relação entre o consumo dessas bebidas e a incidência da enfermidade em um grupo de mais de 78 mil mulheres, com informações obtidas ao longo de 22 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário