domingo, 19 de dezembro de 2010

Quer uma vida saudável? Fuja do sobrepeso!



 

Para ter uma vida saudável é preciso cuidar do corpo e o sobrepeso pode potencializar várias doenças, além do incômodo na vida diária. É preciso um esforço para manter o peso em níveis ideais, pois quase tudo nos leva a ganhar peso. Meu médico me disse que nosso organismo é programado para guardar gordura e assim ele sempre vai achar uma maneira de nos engordar e perder peso tem que ser uma luta eterna.


 

Apesar de pesquisas ligarem a obesidade a problemas cardíacos, diabetes e câncer, o sobrepeso não tinha essa associação. Uma pesquisa do Instituto Nacional de Câncer americano pode mudar a percepção do gordinho saudável. Segundo o estudo, publicado no New England Journal of Medicine, o intervalo mais seguro do índice de massa corporal é de 22,5 a 24,9. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, um resultado de 25 a 30 significa sobrepeso e mais de 30 é obesidade.


 

– Há um pequeno aumento no risco de morte associado ao sobrepeso, cerca de 10% na comparação com quem tem peso normal – afirmou Amy Berrington, líder do estudo.


 

Pessoas com obesidade mórbida (IMC maior do que 40) têm um risco duas vezes e meia maior de morrer do que outras com peso normal e da mesma idade. Os magros demais também não escapam. Pessoas com índice de massa menor do que 20 tiveram mortalidade maior do que as de peso normal.


 

Para você saber como anda seu índice de massa corporal terá que fazer o seguinte cálculo. Pegue o seu peso em quilos e divida pelo resultado da sua altura ao quadrado. Digamos que seu peso é de 80 quilos e tem 1,80 de altura. Fará 80 dividido por 3,24 (1,8x1,8) e terá o resultado de 24,69. Nesse exemplo estará com o peso ideal, mas bem próximo do limite que é 24, 99, acima de 25 já é sobrepeso. Outra forma de saber como vai a sua saúde em relação ao corpo é a medida da cintura, saiba detalhes neste artigo: A medida da cintura e o risco à saúde.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário