quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Saúde bucal influencia na saúde da gravidez? Muito!


 

Uma pesquisa trouxe à tona o que muitas pessoas desconhecem sobre a relação entre a falta de higiene bucal e complicações na gravidez: oito em cada dez grávidas do SUS têm problemas dentários.

A falta de higiene bucal pode ocasionar partos prematuros e o nascimento dos bebês com baixo peso, como indica o chefe do Serviço de Odontologia da Maternidade Interlagos, Francisco Barata Ribeiro.

Aproximadamente 7% das pacientes examinadas apresentam problemas mais graves, como o granuloma, espécie de edema que se forma na gengiva.

A mulher fica mais propensa a ter problemas bucais durante a gestação, devido às mudanças hormonais que ocorrem neste período. Por isso, a atenção deve ser redobrada, principalmente a partir do segundo trimestre, afirma Ribeiro.

Com pequenas atitudes, é possível se livrar deste problema que acomete 8 em cada dez grávidas pesquisadas. Os cuidados são praticamente os mesmos de uma mulher não grávida: limpeza diária dos dentes com uso adequado da escova e fio dental.

Veja cinco dicas essenciais para manter a boa saúde bucal durante a gravidez:

- Substitua alimentos ricos em carboidratos e açúcares por frutas e vegetais

- Reforce o corpo com vitaminas B, C e cálcio

- Após vômito por enjôo de gravidez, faça bochecho antes de escovar os dentes

- Reforce a escovação e o uso de fio dental

- Em primeiro lugar não deixe de informar o dentista que você está grávida. Se planejada, você pode marcar a visita ao dentista antes da gravidez e resolver todos os problemas.
Os cuidados que você tiver agora não devem parar quando seu bebê nascer

Nenhum comentário:

Postar um comentário