sexta-feira, 16 de julho de 2010

Clareamento Dental

O que é clareamento dental? É considerado um tratamento estético?

O clareamento dental é um tratamento que envolve substâncias oxidantes (geralmente o peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida) que agem sobre os pigmentos presentes na superfície ou no interior dos dentes, tornando-os mais claros.

Embora a finalidade do clareamento dental seja a melhora da estética, este tratamento utiliza medicamentos que possuem efeitos adversos, portanto, deve ser realizado sob a supervisão de um cirurgião-dentista. Além disso, ele colabora também com a saúde bucal, já que pessoas contentes com a aparência dos seus dentes têm mais disposição para realizar os cuidados preventivos.


 

 
 

Há contraindicações para o tratamento?

O clareamento dental é bem tolerado pela maioria dos pacientes, contudo, existem casos em que se deve tomar maiores cuidados para realizá-lo. Os pacientes que apresentam muita sensibilidade nos dentes, que apresentam lesões de cárie ou dentes fragilizados e com grandes restaurações estão inicialmente contraindicados a receberem o tratamento clareador. Não se deve fazer este tratamento em pacientes gestantes e lactentes ou nos pacientes que apresentam problemas severos de má-formação dentária. Os pacientes muito jovens também tendem a apresentar muita sensibilidade dental durante o tratamento clareador, por possuírem dentes com polpas amplas.

 
 

Como é feito o clareamento?

Existem basicamente duas técnicas de clareamento dental para dentes vitais: a caseira e a de consultório. A técnica caseira envolve a utilização de moldeiras carregadas com o gel clareador, utilizadas durante vários dias ou noites, sendo supervisionada pelo dentista. A técnica de consultório envolve a utilização de um gel clareador em alta concentração, que é aplicado diretamente nos dentes pelo dentista. Ambas as técnicas produzem bons resultados, a diferença entre elas é o tempo de uso, bem como a concentração do gel clareador utilizada, ou seja, quanto menor a concentração do gel, maior o tempo de uso. Portanto, a técnica de consultório é mais rápida.

Existe ainda o clareamento para dentes escurecidos e com o canal tratado (dentes despolpados). Nestes, o agente clareador é aplicado no interior do dente e não apenas na superfície.

 
 

Existe diferença de resultado em dentes amarelados ou acinzentados?

Sim, os dentes amarelados são mais facilmente clareados do que os acinzentados, produzindo, portanto, resultados melhores e mais rápidos. A resposta ao clareamento dental depende da causa do escurecimento do mesmo, por isso, é importante a consulta ao cirurgião-dentista, para se estabelecer um correto diagnóstico e um tratamento adequado para cada caso. É importante ainda ressaltar que as restaurações presentes nos dentes não clareiam e, portanto, devem ser trocadas depois do clareamento dental.

 
 

A técnica de clareamento dental é duradoura?

Não existe previsão exata da duração do clareamento dental. Existem pesquisas que comprovaram a longevidade do tratamento por cerca de dois anos, no entanto, embora haja a regressão da cor dos dentes, estes nunca retornam ao escurecimento inicial. Além disso, o novo tratamento tende a ser mais rápido e fácil do que o tratamento inicial.

 
 

Qual alimento ou ato pode acarretar dentes amarelados?

Os alimentos que possuem pigmentos fortes aumentam a chance de pigmentação dental, como, por exemplo, o açaí, café, chás com coloração forte, vinhos tintos e refrigerantes com corantes escuros. Além disso, o cigarro possui pigmentos que também levam ao escurecimento dental.

 
 

Quais as recomendações pós-tratamento? É necessário utilizar alguma pasta de dente especial?

Durante e após o tratamento clareador, deve-se evitar o consumo dos alimentos com corantes relatados acima, bem como o fumo. Pode-se utilizar cremes dentais para dentes sensíveis, se o paciente apresentar sensibilidade durante ou após o tratamento clareador. Não há necessidade de se utilizar os cremes dentais clareadores, pois esses geralmente possuem um alto grau de abrasivo, o que pode levar a um desgaste desnecessário dos dentes.

 
 

 
 

Dra. Alessandra Buhler Borges é doutora e mestre em Odontologia Restauradora pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Graduação em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Especialização em Saúde Pública pela Universidade de Taubaté.

Nenhum comentário:

Postar um comentário