segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

EMPRESAS RECONHECEM IMPORTÂNCIA DOS PLANOS ODONTOLÓGICOS

Por:

Por: Adriana Gomes

Benefício ganha status e já é o terceiro mais procurado pelo RH das empresas, que passaram a considerá-lo tão importante e básico quanto o convênio médico tradicional

Garantir um sorriso saudável é a principal função da Odontologia, e os empresários que atuam no ramo de convênios odontológicos têm razões de sobra para rir à toa. O benefício já é o terceiro mais procurado pela área de Recursos Humanos das empresas, junto com o convênio médico tradicional, ficando atrás, apenas, dos mais essenciais: auxílios transporte e alimentação. Para se ter uma idéia do salto que esse dado representa, basta saber que os estudos das empresas especializadas em oferecer esse serviço apontam que, há apenas dois anos, o plano odontológico ocupava o 10º lugar nesse ranking.
A principal razão para essa tomada de consciência é a relação custo versus benefício, que resulta numa condição excelente para as empresas.
Primeiro pela garantia da saúde bucal do funcionário, que pode evitar uma série de faltas ao trabalho, segundo, pelo baixo custo de manutenção dos planos.
"O valor médio de um plano por empregado empata com o da lâmina do ticket-alimentação", calcula Reynaldo Dannecker Cunha.


A maioria das empresas do ramo comercializa os planos somente para pessoas jurídicas, e no formato de convênio odontológico (existem também os seguros), com regulamentação e fiscalização pela ANS. Mas existem empresas que vendem planos diretamente para pessoas físicas, muito embora tal modalidade de vendas represente uma fatia mínima no faturamento dessas empresas, já que, por tradição, trata-se de um benefício oferecido pelas companhias aos funcionários, e não um serviço que as pessoas costumem adquirir espontaneamente. Os seguros odontológicos, mais incomuns, são oferecidos pelas empresas que operam com os chamados seguros-saúde, como um benefício integrado, e com regulamentação pela Susep (Superintendência de Seguros Privados).

Diferencial

A explosão da contratação do benefício na área de Odontologia por parte das empresas também se deve ao fato de os executivos terem notado que se trata de um diferencial interessante do ponto de vista do funcionário, e que também contribui para melhorar a imagem da empresa de forma geral. "Se a empresa oferece um bom leque de benefícios, consegue reter mais talentos", garante Claudio Aboud, diretor administrativo-financeiro do Inpao (Instituto de Previdência Odontológica, outra empresa do ramo que atende apenas pessoas jurídicas e cuja carteira de clientes alcança cerca de 210 mil vidas, que é a soma dos funcionários das empresas que contratam o benefício.


Nenhum comentário:

Postar um comentário