quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A Saúde do homem, por negligência dele próprio.


 

O homem não vai ao médico, subvaloriza sintomas e acredita que está bem de saúde. Por sua própria negligência morre sete anos antes das mulheres. Isso é um fato e por isso é preciso mudar essa atitude para que as famílias não sejam desestruturadas pela perda desse importante elemento.


 

A semana passado um colega meu sofreu dois infartos e foi hospitalizado, estava com artérias entupidas e podia ter morrido. É muito importante manter consultas regulares com o médico para que ele acompanhe a saúde total, recomendando exames, exercícios e controle alimentar.


 

Em minha opinião as empresas não se preocupam em saber se seus empregados estão bem de saúde. Toda empresa tem que fazer exame médico ocupacional todos os anos em seus empregados, mas são feitos de forma muito superficial, só para não serem multados pelo Ministério do Trabalho.


 

Eu trabalhava no Banco Real e todo ano fazia o tal exame médico, minha pressão era medida e diziam que estava tudo bem. No ano de 2002 fui demitido e como tinha direito a usar o plano de saúde por um ano, após a demissão, aproveitei para fazer todos os exames necessários. Tal foi minha surpresa quando o médico me disse que se eu não fosse verificar minha situação teria um colapso em no máximo três anos. E isso era verdade, pois um colega que ficou no banco depois de mim, teve um infarto menos de um ano depois e hoje é aposentado por invalidez. Ele também era examinado todos os anos pelo médico do banco.


 

Hoje vou ao médico regularmente, faça os exames indicados, pratico exercícios e cuido da alimentação. Meus indicadores estão ótimos, mas o cuidado tem que ser constante, pois se abandonarmos volta tudo muito rapidamente.


 

No serviço público é a mesma coisa, sou servidor federal, e nunca fui examinado para saber como vai minha saúde. O governo já fez decretos, comissões de médicos e anunciou que seriam feitos exames em todos os servidores, que a meta era cuidar da saúde de todos os servidores e nada foi feito. Quem não se cuida por conta própria pode morrer ou ficar inválido a qualquer hora. Isso causa prejuízo para o Governo, que perde um servidor, e também para o servidor e sua família, pois quem quer ficar inválido ou mesmo morrer.


 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário