terça-feira, 27 de abril de 2010

Conheça as doenças de Escritório


 

A dor é hoje no país a principal causa de baixa produtividade, reclamações trabalhistas e licenças médicas.

Uma pesquisa feita em São Paulo mostrou que 62% dos trabalhadores admitem faltar ao emprego regularmente por causa de dores nas costas (lombalgia), de cabeça ou LER (lesões por esforço repetitivo).

Tamanho sofrimento, obviamente custa caro para empregados, empregadores e governo. Não há estatísticas precisas sobre o montante gasto com a dor no Brasil, mas especialistas dizem que o cenário aqui não é muito diferente do lá de fora.

Nos Estados Unidos, o custo com prevenção, tratamento e compensações trabalhistas chega a US$ 150 bilhões. Desse total, mais de 27 bilhões são aplicados em gastos com LER. Tanto aqui como lá, a doença ocupacional é um mal que desconhece hierarquia e nível de renda: afeta de estagiários a diretores. Veja aqui alguns dos problemas mais comuns:

CABEÇA

Sintomas: Dor na região das sombrancelhas, que piora com a cabeça inclinada.

Pode ser Sinusite:
- Bactérias ou vírus atacam os seios da face, partes côncovas dos ossos, provocando o acúmulo de muco. Se você trabalha em ambientes fechados e há alguém no escritório com sinusite, é quase certo que também venha a ficar doente.

Pronto-socorro: Tome um analgésico, e se o incômodo persistir até o dia seguinte, procure um médico.

GARGANTA

Sintomas: Coceira no fundo da garganta e em outras partes do corpo.

Pode ser uma reação alérgica.
- Seu sistema imunológico deve estar tentando se livrar de um potencial causador de alergia, como pólen, poeira ou fumaça de cigarro. Ar condicionado e o cheiro forte do perfume daquela colega de trabalho também podem provocar reações em quem tem predisposição ao problema.

Pronto-socorro Vá fazer uma inalação com soro fisiológico. Processos alérgicos provocam formação de muco, e a inalação ajuda a eliminá-lo.

PEITO

Sintomas: Sensação de peso, como se o ar tivesse dificuldade para chegar aos pulmões.

Pode ser: Um ataque de asma.
- Fumaça de cigarro e outros fatores podem provocar inflamação e contração dos brônquios, pequenos canais que levam o ar até os pulmões. É por isso que a pessoa sente dificuldade de respirar.

Pronto-socorro: É melhor ir ao médico imediatamente. Antes de ir para o consultório, tome uma xícara de café. A cafeína ajuda a abrir os brônquios, aliviando o sufoco.

ESTÔMAGO

Sintomas: Queimação.

Pode ser: Gastrite.
- Uma das causas prováveis é a Helicobacter pylori, bactéria que destrói a camada protetora da mucosa do estômago, deixando-a vulnerável ao ácido produzido para facilitar a digestão. Outro fator é o estresse, que aumenta a acidez. Fumar e beber muito café também pode irritar a parede do estômago.

Pronto-socorro: Coma algo para neutralizar o excesso de acidez. Se a queimação for constante, marque consulta com um gastrenterologista.

OMBRO

Sintomas: Ombro paralisado e dolorido.

Pode ser: Lesão por Esforço Repetitivo (LER), ou para usar a nova denominação, Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (Dort).
- Geralmente, esse problema aparece quando os tendões ficam inflamados por causa de uma postura ruim e de movimentos repetidos com freqüência.

Pronto-socorro: Tome um analgésico e marque uma consulta com o médico o quanto antes, porque o problema tende a piorar. Quando não é tratado a tempo, o Dort pode tornar-se crônico.

REGIÃO LOMBAR

Sintomas: Sensação de torção muscular e travamento da coluna.
Pode ser: Lombagia ou, como é mais conhecida, dor nas costas.
- Postura errada ao se sentar causa contratura muscular e inflamação.

Pronto-socorro: Aplique uma compressa quente no local durante alguns minutos. O calor ativa a circulação sangüínea, o que ajuda a diminuir a dor.

COXA

Sintomas: Parece que há algo repuxando a parte de trás da coxa.
- A dor vai do quadril ao calcanhar.

Pode ser: Inflamação no nervo ciático. Mais uma vez, a culpada é a postura inadequada. A coluna vertebral é formada por uma série de discos articulados que, de acordo com a posição em que estão, podem comprimir as terminações nervosas que existem na região, causando inflamação e dor.

Pronto-socorro: Deite-se no chão e dobre os joelhos num ângulo de 90 graus, colocando uma almofada sob eles. Fique assim durante alguns minutos até sentir que a dor diminuiu.

PERNAS

Sintomas: Inchaço e peso nas pernas.

Podem ser: Varizes.
- O sangue retorna ao coração pelas veias. Quando a parede das veias está enfraquecida ou suas válvulas não funcionam bem, elas incham. A predisposição genética e os desequilíbrios hormonais estão entre as causas principais desse problema. Mas ficar muito tempo de pé ou sentado e não fazer exercícios físicos também contribui para o aparecimento de varizes.

Pronto-socorro: Movimente-se um pouco para ativar a circulação e coloque as pernas para cima para facilitar o retorno do sangue, diminuindo a dilatação das veias. Procure o médico, porque as varizes podem piorar.

www.agecefrj.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário