sábado, 28 de novembro de 2009

Consumo de soja pode proteger saúde cardiovascular de diabéticos, diz especialista.

Um estudo apresentado este mês no XV Congresso Latino Americano de Nutrição, no Chile, aponta mais benefícios do consumo de soja para a saúde cardiovascular. De acordo com a pesquisadora Alison M. Duncan, da Universidade de Guelph, no Canadá, a proteína de soja pode reduzir fatores de risco de doenças cardiovasculares em pessoas com diabetes tipo 2.


Muitas vezes associado à obesidade, o diabetes tipo 2 afeta 246 milhões de pessoas em todo mundo, segundo a Federação Internacional de Diabetes, e é estimado que, até o ano de 2025, cerca de 380 milhões de pessoas sofram desse mal. Adultos com diabetes tipo 2 representam um grupo de maior risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, sendo de duas a quatro vezes mais propensos a sofrer algum tipo de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.


No estudo, após a ingestão de proteína isolada de soja, os participantes (um total de 29) com dieta controlada para diabetes tipo 2 apresentaram uma redução do colesterol "ruim" (LDL) e uma melhora nas taxas de "bom" colesterol (HDL). Além de benefícios no colesterol, a pesquisadora destacou a contribuição da soja para a saúde de diabéticos por meio de benefícios no controle do peso, controle glicêmico e saúde renal.

"Os benefícios da proteína de soja para a prevenção de doenças cardiovasculares estão demonstrados na população geral e possuem alegação de saúde do FDA (órgão que controla alimentos e medicamentos nos EUA) e de diversos órgãos regulatórios em todo o mundo", afirma Duncan. "Os resultados desse estudo estendem os benefícios da proteína de soja para indivíduos com diabetes tipo 2", complementou.


Os textos aqui apresentados são apenas de caráter informativo e não substituem, em hipótese alguma, as orientações do seu médico ou um especialista nessa área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário