segunda-feira, 28 de março de 2011

Mais informações sobre o câncer de colo de útero



O Colo Uterino é a porção do útero que se abre na vagina. O câncer neste local pode ser detectado no preventivo (Esfregaço de Papanicolaou) e curado quando diagnosticado precocemente.

CUIDADO COM O CÂNCER DE COLO DO ÚTERO O Colo Uterino é a porção do útero que se abre na vagina. O câncer neste local pode ser detectado no preventivo (Esfregaço de Papanicolaou) e curado quando diagnosticado precocemente. O exame preventivo de rotina tem diminuído as mortes causadas pelo câncer de colo uterino, mas a doença continua muito comum. O que sente uma mulher com câncer no colo do útero? Pode não haver sintoma algum. Em muitos casos, o câncer é detectado no exame de Papanicolaou antes de produzir qualquer manifestação. Nos casos mais avançados, o sangramento e dor durante a relação sexual são as queixas mais comuns. O que é Estadiamento? As chances de recuperação (prognóstico) e a escolha do tratamento dependem do estágio do câncer e das condições gerais de saúde da paciente. Uma vez diagnosticado o câncer, são realizados outros testes para descobrir se suas células se espalharam por outras partes do corpo. Estes exames fazem parte de um processo que se chama Estadiamento.

Para melhor planejar o tratamento, o médico precisa definir o estágio (estadiar) a doença. Os estágios do câncer de colo uterino são os seguintes: • Estágio 0 ou Carcinoma In Situ: o carcinoma in situ é o câncer em sua fase mais inicial. As células anormais são encontradas apenas na primeira camada de células no revestimento da cérvice e não invadem tecidos mais profundos. • Estágio I: o câncer envolve toda a cérvice mas não se espalhou pelos arredores. No Estágio IA, o câncer é pequeno, visualizado apenas com microscópico, nas camadas mais profundas da cérvice, enquanto que no Estágio IB o tumor possui um volume um pouco maior. • Estágio II: o câncer se espalhou para locais vizinhos mas ainda está confinado à pelve. No Estágio IIA, o câncer se espalhou e já atinge os dois terços superiores da vagina. No Estágio IIB, o câncer se espalhou nos tecidos circunjacentes ao colo uterino. • Estágio III: o câncer se espalhou pela pelve, algumas vezes já comprometendo a porção mais inferior da vagina. As células também podem se espalhar, bloqueando os ureteres (tubos que conectam os rins à bexiga). • Estágio IV: o câncer se espalhou para outras partes do corpo. No Estágio IVA, o câncer pode ser encontrado em órgãos próximos, como bexiga ou reto. No Estágio IVB, observa-se acometimento de órgãos mais distantes, como os pulmões. • Recorrente: significa que o câncer voltou após ter sido tratado.

Ele pode recorrer na cérvice ou em outros locais. Quais são os princípios gerais do tratamento desta doença? Os tratamentos aplicáveis ao câncer de colo uterino podem ser divididos em três grandes grupos: • Cirurgia: o médico pode utilizar várias abordagens cirúrgicas, como conização (remoção de um fragmento de tecido em forma de cunha, contendo as células cancerosas), excisão eletrocirúrgica em alça (o câncer é retirado com uma alça conectada à uma fonte de corrente elétrica, que serve como um bisturi elétrico), excisão a laser (obedece mais ou menos ao mesmo princípio da alça), histerectomia (cirurgia onde o útero e a cérvice são retirados com o câncer). Se o útero é retirado através da vagina, a cirurgia é chamada Histerectomia Vaginal. Se ele é retirado através de um corte (incisão) no abdome, a cirurgia é chamada Histerectomia Total Abdominal. Em algumas ocasiões, os ovários e as trompas também são removidos - Salpingo-oferectomia bilateral. A Histerectomia Radical é uma operação onde a cérvice, o útero e parte da vagina são removidos, juntamente com os linfonodos da área. Nos casos em que o câncer se espalhou para além do colo uterino ou dos órgãos genitais femininos, pode ser necessário retirar parte do intestino grosso, reto ou bexiga. • Radioterapia: consiste na utilização de raios X ou outras radiações de alta energia para matar células cancerosas e diminuir o tamanho dos tumores. A radiação pode vir de uma máquina (radiação externa) ou de materiais radioativos implantados no corpo (radiação interna). A radioterapia pode ser utilizada isoladamente ou associada à cirurgia. • Quimioterapia: utiliza drogas para matar as células cancerosas. A quimioterapia pode ser administrada na forma de comprimidos ou de injeções na veia. Ela é chamada de tratamento sistêmico pois as drogas ganham a corrente sanguínea e viajam pelo corpo todo, matando células cancerosas fora da cérvice. Como é realizado o tratamento? O tratamento a ser utilizado é definido de acordo com o estágio da doença, o tamanho do tumor, a idade da paciente, suas condições gerais de saúde e seu desejo de ter filhos. Em gestantes, o tratamento pode ser retardado dependendo do estágio do câncer e de quantos meses se encontra a gravidez.

As opções de tratamento a partir do estágio da doença são as seguintes: • Estágio 0: as opções são Conização (retirada em cunha do local com o câncer), Cirurgia a Laser, Excisão com alça eletrocirúrgica, Criocirurgia, Histerectomia (vaginal ou abdominal total, indicada para mulheres que não podem mais ou não desejam mais engravidar). • Estágio I: no estágio IA, pode-se utilizar Histerectomia total abdominal com ou sem salpingo-ooferectomia bilateral (aconselha-se histerectomia radical nos casos onde existe invasão mais profunda que 3-5 mm), Conização ou Radioterapia interna. No estágio IB, podem ser recomendados Radioterapia interna e externa, Histerectomia radical, Histerectomia radical + radioterapia e quimioterapia ou Radioterapia + quimioterapia. • Estágio II: nas lesões em estágio IIA, o tratamento consiste em Radioterapia interna e externa, Histerectomia radical, Histerectomia radical + radioterapia + quimioterapia ou Radioterapia + quimioterapia. No câncer em estágio IIB, emprega-se Radioterapia interna e externa + quimioterapia. • Estágio III: radioterapia interna e externa + quimioterapia. • Estágio IV: no estágio IVA, radioterapia interna e externa + quimioterapia. No estágio IV B, o tratamento (radioterapia ou quimioterapia) é direcionado para o alívio dos sintomas causados pelo câncer. • Câncer recorrente: radioterapia + quimioterapia ou quimioterapia isoladamente, para aliviar os sintomas causados pelo câncer. www.meaumarci.hpg.ig.com.br Por Dr Alessandro Loiola

Infarto em mulheres é maior do que em homens



1)Quais são os fatores que contribuem para o aumento do risco de doença cardíaca nas mulheres? A probabilidade de uma mulher morrer no primeiro infarto é maior que a do homem.A chance da mulher não suportar é de 50%, enquanto que para os homens os índices não ultrapassam os 30%

2) Quais são os fatores que contribuem para o aumento do risco da doença cardíaca nas mulheres? A associação do tabagismo com anticoncepcionais, essa mistura pode aumentar em 20 vezes o risco de infarto do Miocárdio e é a principal causa de morte entre as mulheres. Homens e mulheres disputam lado a lado o mercado de trabalho. Apesar das diferenças biológicas, o termo “sexo frágil” ficou no passado e hoje vemos grandes cargos empresariais serem ocupados por mulheres de todas as idades.

3) as mulheres têm uma chance maior de morte cardíaca após o diagnóstico de algum problema no coração? O que não se sabia é que as mulheres, apesar de trabalharem tanto quanto os homens e terem problemas cardíacos em idade mais avançada têm uma chance muito maior de morte cardíaca após o diagnóstico de algum problema no coração. De fato, a probabilidade de morte no primeiro infarto de uma mulher é maior que a do homem. A chance dela morrer é de 50%, enquanto que para eles é de 30%. Além disso, após um ano de acompanhamento das pessoas que conseguiram sobreviver, as mulheres que não sobrevivem nesta fase é significativamente maior do que os homens. Os índices ficam em 38% contra 25%. Hoje em dia, a relação entre homens e mulheres que morrem por doença coronária é de 2,45 para 1, mas na década de 70 esta relação era de 10 para 1. O problema se agrava quando menos da metade das mulheres se diz orientada sobre o risco de adquirir doenças cardíacas, segundo os dados da “American Heart Association”. É verdade que até os 50 anos a incidência de infarto no ano é cinco vezes maior nos homens, mas estes números mudam violentamente na quinta e sexta década de vida, quando a mulher perde a proteção do estrogênio natural.

4) Que fatores contribuem para o aumento do risco de doença cardíaca nas mulheres? Existem outros fatores que contribuem para o aumento do risco de doença cardíaca nas mulheres, como exemplo, o tabagismo associado a anticoncepcionais, pode aumentar em 20 vezes o risco de infarto do miocárdio, que é a principal causa de morte nas mulheres. Outro detalhe importante é que as mulheres são mais acometidas do que se chama “equivalente isquêmico”. Este termo é utilizado pelos médicos para os sintomas que as pessoas manifestam e não se parecem com doenças do coração, mas são. É possível uma pessoa apresentar sintomas como falta de ar ou dor na mandíbula e ser um infarto. Outras pessoas podem nem manifestar sintomas e mesmo assim serem vitimas deste problema. Desta forma é bom fazer rotineiramente um check-up e minimizar os riscos destes terríveis problemas Dr. Edmar Santos Cardiologista da Sociedade Brasileira de Cardiologia e Mestre em Medicina Interna e Terapêutica pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Dicas de Saúde Bucal



DICA DE SAÚDE BUCAL, Nº 1 Uma boca bem cuidada reflete na saúde de todo o corpo. Uma mastigação deficiente ou uma mordida errada podem ocasionar desde dores de cabeça até problemas cardíacos. Para ter uma boa saúde, visite o dentista regularmente.

DICA DE SAÚDE BUCAL, Nº 2 Manter um sorriso saudável e harmonioso é uma boa maneira de você ficar bem consigo mesmo. Gostando mais de sua aparência, você estará mais seguro para enfrentar a vida. Garanta sua auto-estima, visite o dentista regularmente.

DICA DE SAÚDE BUCAL, Nº 3 Prevenir cáries, doenças periodontais e mau hálito evita problemas futuros no cuidado com os dentes e gastos em longos tratamentos. Um check up periódico não deixa que os problemas se avolumem. Evite o acúmulo de problemas, visite o dentista regularmente. DICA DE SAÚDE BUCAL,

Nº 4 Dentista não é mais sinônimo de dor. Hoje, o tratamento dentário é muito mais eficaz, rápido e indolor com a tecnologia disponível nos consultórios. Perca o medo, visite o dentista regularmente.

DICA DE SAÚDE BUCAL, Nº 5 Um sorriso bonito rejuvenesce as feições, aumenta a auto-estima, melhora a fonética e te deixa lindo(a) aos olhos de todos. Tenha um sorriso invejável, visite o dentista regularmente.

DICA DE SAÚDE BUCAL, Nº 6 A melhor solução para a dor de dente é a prevenção. Visitas periódicas ao dentista, mesmo sem qualquer sintoma, podem detectar o problema desde cedo, garantindo o sucesso do tratamento. Evite as dores de dente, visite o dentista regularmente.

DICA DE SAÚDE BUCAL, Nº 7 As crianças devem freqüentar o dentista desde cedo, dessa maneira elas mantêm a saúde bucal e criam o hábito, combatendo a “odontofobia". Incentive seus filhos, visite o dentista regularmente. DICA DE SAÚDE BUCAL,

Nº 8 As causas do mau hálito estão na boca. Escovar os dentes e a língua é um hábito essencial para manter um bom hálito. Fuja do mau hálito, visite o dentista regularmente.

DICA DE SAÚDE BUCAL, Nº 9 O tratamento das aftas impede que elas se alastrem. Caso contrário, podem se tornar dolorosas e provocar infecções ou lesões persistentes. Cure suas aftas, visite o dentista regularmente.

Ansiedade e stress – Inimigos da vida sexual


Cuide-se! Situações de muita aflição, preocupação, medo, nervosismo e tensão fazem o organismo aumentar a fabricação de certas substâncias, entre as quais a adrenalina. E adrenalina em demasia pode levar o homem a falhar na cama. Praticar atividade física, ter algum tempo para o lazer, abandonar o cigarro e combater a obesidade são medidas que ajudam preservar a sua potência sexual. por Paulo Henrique Egydio* De cara, pergunto-lhes: quem de vocês não vivenciou recentemente algum instante de ansiedade ou estresse? Os principais indicadores de ansiedade são nervosismo, impaciência, dificuldade de se concentrar, irritação, temor quanto ao futuro, sempre antecipando o pior. Os de estresse são boca seca, aumento dos batimentos cardíacos, tendência à rispidez e à geração de atritos, entre outros. Com certeza todos já sentiram alguns desses sintomas. Nada errado se ocorrem de vez em quando. Mas há um detalhe que precisa ser esclarecido. Situações de ansiedade e estresse intensas levam o organismo a aumentar a produção de determinadas substâncias, entre elas a adrenalina.

Quando isso acontece, o coração bate mais depressa, os vasos sanguíneos e os músculos contraem-se, a pessoa fica mais alerta. Além do mais, é inimiga da boa ereção e pode afetar o desempenho sexual masculino. Eu explico. O pênis divide-se em raiz, corpo e glande, ou cabeça. O corpo é a maior parte. É formado por três canais de tecido erétil. Dois são os corpos cavernosos. É através de artérias e vasos existentes neles que o sangue chega e sai do órgão sexual masculino. Pois bem. Na hora em que estímulos eróticos chegam ao cérebro, ele manda uma ordem pelos nervos até os vasos do pênis: “Produzam óxido nítrico!”, substância que dilata as artérias e relaxa a musculatura do órgão. Maior quantidade de sangue chega ao pênis, que, aí, tem condições ficar ereto. O que tem a adrenalina a ver com isso? Em excesso, impede o óxido nítrico de agir. A musculatura do pênis não relaxa, as artérias não se dilatam e a ereção malogra. Por isso a gente tem risco de falhar na cama quando faz sexo preocupado ou estressado. Também devido à adrenalina aumentada, nervosismo, insegurança, desentendimento com a parceira e traição com culpa podem dificultar a ereção. Isso, portanto, é normal. Assim como é natural o homem falhar ocasionalmente. Só que, por desconhecer essas informações, alguns se apavoram e entram num círculo vicioso. Vão para as próximas relações sexuais temendo não funcionar. E a tensão, você já sabe, aumenta a produção de adrenalina e impede o óxido nítrico de agir. Conseqüência: de tanto anteciparem a falha, os fracassos acabam se sucedendo.

Tanto que é uma das causas mais comuns de disfunção erétil psicológica. A depressão também pode contribuir para disfunção erétil, pois diminui o desejo sexual. O que eu recomendo? Se estiver muito nervoso, tenso, preocupado ou ansioso, talvez seja melhor deixar o sexo para outro dia. Agora, se falhar, não se apavore. Falhar uma ou outra vez na cama não significa disfunção erétil, ou impotência sexual. Porém, se as falhas se repetirem, procure o seu urologista. Após avaliação física e exames, ele poderá verificar se a origem é psicológica ou orgânica. Uma das causas orgânicas é a síndrome metabólica: distúrbio que associa obesidade, alteração das gorduras no sangue, pressão alta e diabetes. Ele afeta os vasos sanguíneos de todo o organismo, inclusive os do pênis, prejudicando a ereção. O importante é que todas as disfunções eréteis têm tratamento, que varia de caso para caso. Melhor ainda é a prevenção. Pratique atividade física e tenha algum tempo para lazer. Essas medidas ajudam a diminuir a ansiedade e o estresse e a preservar a sua potência. Largue também o cigarro e evite a obesidade, outros dois inimigos do bom desempenho sexual.

Enfim, cuide-se e mantenha a boa ereção. * Paulo Henrique Egydio (41), urologista e andrologista, é doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e integra o corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein e do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo.Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Fonte: Revista Caras

A vitalidade dos alimentos



Sempre é salutar aliviar o organismo da sobrecarga alimentar. A energia normalmente consumida para realizar a digestão de alimentos cozidos, desintegrados e industrializados poderá ser melhor aproveitada na pronta limpeza do organismo e na regeneração das células. Os alimentos vegetais vivos e crus, ofertados pela mãe natureza (frutas, folhas, raízes, brotos e sementes) são certamente os alimentos que exigem o menor trabalho digestivo. O motivo? Eles já trazem em sua composição, as enzimas específicas para digeri-los. Além disso, são dotados de extraordinárias propriedades despoluidoras, ou seja, depurativas. Sua riqueza em fibras e água vitalizada, assegura uma verdadeira "faxina" no tubo digestivo, levando embora, junto com as fezes e demais formas de excreção, uma grande quantidade de toxinas e resíduos. Graças ao elevado teor (principalmente nos alimentos da cultura orgânica) de vitaminas, sais minerais, oligoelementos, enzimas e substâncias biologicamente ativas de todo tipo, os vegetais vivos e crus fornecem aos órgãos de eliminação, os elementos de que necessitam para funcionar plena e perfeitamente. Além disso, quando consumidos crus e frescos, fornecem ao corpo uma água plena de vitalidade.

No livro "Você sabe se desintoxicar" (Dr. Soleil - Ed. Paulus), os alimentos estão classificados em quatro categorias, de acordo com o seu grau de VITALIDADE. Este conceito foi criado pelo Dr. Edmond Bordeaux-Szekely e pode ser de grande ajuda para nos orientar nas escolhas alimentares: 1) Alimentos BIOGÊNICOS » GERAM VIDA É a base ideal da alimentação, usando um ponto de vista qualitativo. São os germes, germinados e os brotos dos grãos, dos cereais, das leguminosas, das ervas e das hortaliças. Os alimentos biogênicos contêm toda a informação genética para tais plantas iniciarem seu crescimento. São extremamente ricos em substâncias nobres à saúde como as enzimas, vitaminas, sais minerais, oligoelementos, aminoácidos, hormônios vegetais, estimulantes biológicos, etc. Ao ingerirmos esse tipo de alimento cru e fresco, imediatamente ocorrerá um reforço na digestão, assimilação nutricional e vitalização das células. Tanto na regeneração como na construção de células e sistemas saudáveis. 2) Alimentos BIOATIVOS » ATIVAM A VIDA São a base ideal da nossa alimentação do ponto de vista quantitativo. São as frutas, raízes, hortaliças, leguminosas, nozes (sementes oleaginosas), os bagos, grãos e cereais que já estão maduros e são consumidos em perfeito estado, crus ou deixados de molho. Os alimentos que geram a vida, e os alimentos que ativam a vida são considerados ALIMENTOS VIVOS. Foram previstos pela natureza para assegurar a vida e o bem estar do ser humano. Seu consumo traz vitalidade e saúde em qualquer idade. 3) Alimentos BIOESTÁTICOS » DIMINUEM A VIDA São os alimentos cuja força vital foi reduzida pelo tempo (alimentos crus armazenados por muito tempo), pelo frio (refrigeração e congelamento) ou pelo calor (cozimento). Estão inclusos aqui as carnes, o leite e derivados e os ovos.

O consumo de alimentos bioestáticos é o resultado de hábitos sociais. Seu consumo assegura o funcionamento mínimo de nosso organismo, mas provoca o envelhecimento das células, pois não lhes fornece as substâncias vivas necessárias para sua saudável regeneração. 4) Alimentos que DESTROEM A VIDA ou BIOCÍDICOS São os alimentos que predominam na alimentação moderna. São todos os alimentos cuja força vital foi destruída pelos processos físicos ou químicos de refino, conservação ou preparo. Os alimentos biocídicos foram inventados pelo homem para sua própria perda. Ganham em praticidade, perdem em qualidade. Ganham em prazer, perdem em capacidade nutricional. São os chamados "alimentos vazios". Falamos do açúcar, principalmente o refinado, sal, chá preto, café, chocolate, bebidas alcoólicas, frituras, alimentos industrializados e aditivados, margarina e óleos refinados. Envenenam pouco a pouco as células com as substâncias nocivas que contêm. É preciso saber que, mesmo em pequenas doses, qualquer produto químico adicionado aos alimentos é tóxico. Os processos agrícolas modernos e a industrialização introduzem no organismo substâncias que paralisam o instinto alimentar, perturbam a digestão, a assimilação e bloqueiam a eliminação. Enfraquecem pouco a pouco o sistema imunológico, causam vários problemas de saúde e abrem portas às chamadas doenças da civilização: doenças cardiovasculares, câncer, reumatismo, diabetes e outras doenças degenerativas e doenças mentais. RESUMINDO Alimentos que acordam a vida = elevada energia vital: são os alimentos vegetais vivos e crus usados na prática da Alimentação Desintoxicante. São fáceis de digerir e apoiam os mecanismos de desintoxicação do corpo. » Biogênicos (geram vida) » Bioativos (ativam a vida) Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autora e fonte. Recomenda-se a leitura na íntegra do livro Alimentação Desintoxicante - editora Alaúde, o que possibilitará a prática desta filosofia de vida com consciência e responsabilidade. Fonte: www.docelimao.com.br

A Importância dos Exames dos Testículos



Assim como a mulher faz o auto exame de mamas todos os meses, os homens também devem fazer este auto exame pelo menos uma vez por mês, procurando por inchações, caroços e regiões dolorosas. Este câncer é mais comum em homens jovens e o médico deve ser imediatamente procurado. Lembre-se que quanto mais cedo se descobre o câncer, maior as chances de curá-lo ! Tumores Os tumores são raros, mas são muito freqüentes em jovens. Geralmente, apenas um é afetado. A incidência destes tumores tem aumentado nos últimos anos. Contudo, quando detectado precocemente, é um dos tipos de tumor mais facilmente curável. Eles são os principais órgãos sexuais masculinos. Estão localizados por baixo do pênis, em bolsas forradas de pele chamadas escroto. Eles produzem os espermatozóides e a testosterona, que é o hormônio responsável pelas características masculinas, tais como a barba e a voz grossa. Fatores de Risco Algumas características podem aumentar a possibilidade de um indivíduo vir a ter um tumor. Caso verifique alguma dessas características, procure seu médico: Um ou os dois não terem descido para as bolsas quando criança; Ter ocorrido um caso de tumor na sua família; Apresentar atrofia devido a causa secundária; Apresentar lesões e traumas. Sintomas Alguns possíveis sintomas são: . O achado de um nódulo, geralmente duro e indolor; . A consistência dele estar aumentada; . Aumento do volume de um deles; . Dor em um deles;

. Aumento do volume das glândulas mamárias ou dos mamilos; . Sensação de peso neles Em sua fase inicial, um tumor em um deles poderá não produzir quaisquer sintomas. Por essa razão, é importante que se os examine regularmente para detectar alterações. Auto-exame Faça este exame todos os meses. É mais fácil examinar-se no banho devido ao relaxamento das bolsas causado pela água quente. Ensaboando as mãos, a sensibilidade dos dedos aumenta. Técnica: Examine cada um deles com ambas as mãos. Os dedos indicador e médio devem ficar na parte inferior deles e o polegar, na parte superior. Gire cada um entre o polegar e os dedos médio e indicador. Um normalmente pode ser um pouco maior que o outro. Na parte de trás de ambos estão os epidídimos, que têm a função de amadurecer e armazenar os espermatozóides. Se estiverem endurecidos podem estar obstruídos ou inflamados. Procure por qualquer área endurecida, nódulos ou irregularidades na superfície dele. Em geral são indolores. Se notar alguma irregularidade, consulte seu médico. Ele fará, se necessário, outros exames para determinar o diagnóstico e os próximos passos. Exames Complementares: Ecografia, Exames de sangue, Tomografia Computadorizada.
Diagnóstico Diferencial: Torção: é uma dor súbita no escroto (saco, saco escrotal) acompanhada de aumento de volume do mesmo. Pode estar acompanhada de sinais locais, tais como "inchume”, aumento da temperatura e " vermelhidão". Sintomas gerais como náuseas, vômitos e dor abdominal podem acompanhar o quadro. Geralmente crianças e adolescentes são mais afetados. É uma emergência cirúrgica. Orquite: é um processo inflamatório ou infeccioso envolvendo que o envolve. Epididimite: é a inflamação ou infecção do epidídimo (órgão tubular localizado sobre cada deles). Tratamento de um Tumor: Cirúrgico: quando afetado é removido por via inguinal para prevenir a disseminação local do tumor. Pode-se colocar uma prótese para substituí-lo. Também pode ser feita a retirada dos gânglios abdominais em alguns casos. Radioterapia ou quimioterapia: dependendo do tumor, após a cirurgia será usada uma ou outra. Ressecção cirúrgica dos gânglios, se necessário. Hoje em dia, se obtém a cura de tumores em 95% dos casos com esses métodos. Muitos homens receiam que com apenas um não possam ter filhos. Isso não é verdade. Um só que funcione normalmente produz espermatozóides em quantidade suficiente capaz de produzir a gravidez. As funções masculinas normais serão mantidas, incluindo a ereção, a ejaculação, a libido (desejo), assim como as características sexuais secundárias. Fonte: orientacoesmedicas

A Ginástica que alivia a tensão no trabalho



Com a revolução eletrônica, a maioria das pessoas se viu diante de uma mesa de computador. Com ela, vieram as posturas erradas e, conseqüentemente, as dores musculares e as lesões por esforços repetitivos (LERs), como a tendinite de punhos, mãos e braços. Mas a falta de tempo para ir a uma academia já não pode servir de desculpa para se fugir dos exercícios. O escritor americano Bob Anderson acaba de lançar no Brasil o livro "Alongue-se no trabalho" (Summus editorial), com 20 séries de alongamentos (e combinações) que podem ser feitos no ambiente de trabalho. Como começar bem o dia Exercícios que podem ser feitos antes de o dia começar. Enquanto o computador está esquentando, recomendam-se alongamentos para relaxar e se preparar para um novo dia de trabalho:
1. Entrelaçar os dedos e esticar os braços, com as palmas das mãos para fora, por dez segundos. Alonga ombros, braços e dedos.
2. Erguer os ombros em direção às orelhas até sentir uma leve tensão no pescoço e nos ombros. Manter a posição por três a cinco segundos. Alonga ombros e pescoço.
3. Virar o pescoço cinco segundos para cada lado. Isto alonga as laterais do pescoço.
4. Levantar as sobrancelhas e abrir os olhos ao mesmo tempo em que a boca é aberta por cinco segundos. Relaxa o rosto e alivia a tensão no maxilar.
5. Com as palmas das mãos viradas para fora, esticar os braços para cima por dez segundos. Isto alonga ombros, costas, braços e mãos.
6. Por dez segundos, sacuda as mãos e os braços. Aumenta a circulação.
Fonte: O Globo

10 Mitos sobre Impotência Masculina



Em maior ou menor grau, a disfunção erétil, ou impotência sexual, como é mais conhecida, é um dos fantasmas que assombra todo homem. E quando se torna realidade, o mundo desaba junto. Estima-se que 10% da população masculina adulta tenha algum nível de impotência sexual. No mundo, somam 300 milhões de homens. Nos Estados Unidos, 10 milhões. No Brasil, em torno de 6 milhões.
A propósito, pelo que você sabe, leu ou ouviu dizer, avalie se as frases abaixo são mitos ou não:
Mitos:
1. Quanto maior o pênis, maior a potência sexual.
2. Falhar uma vez é sinal de impotência no futuro.
3. Vasectomia causa impotência.
4. Macho mesmo nunca falha.
5. Terceira idade significa pendurar as chuteiras na área sexual.
6. Masturbação excessiva causa impotência a longo prazo.
7. Impotência indica que o homem é menos masculino.
8. Homem tem sempre “apetite”, faça chuva ou faça sol.
9. Homem de verdade transa com qualquer mulher.
10. Homem de verdade transa diariamente. Pois todas essas dez frases, repetidas Brasil afora, são falsas.

O homem não tem que ser uma máquina na cama, apesar de nossa cultura machista propagar que sim. Tampouco rigidez peniana tem a ver com hombridade, masculinidade, honradez. Porém, por falta de educação sexual adequada e preconceito, essas falsas crenças são tomadas como verdadeiras por muitos.

E o pior: às vezes criam tamanha ansiedade que, ela sim, ocasiona problemas sexuais como a impotência masculina. Por isso, atenção! Impotência afeta todo mundo Ao longo da vida, todo homem eventualmente perde ou não tem ereção em certa ocasião. Estresse intenso, preocupação excessiva, muita ansiedade ou uns drinques a mais. Todos são possíveis causas de uma falha. Peguemos as bebidas. O álcool inibe a ação do sistema nervoso central, ou seja, diminui seu funcionamento. Tomar de vez em quando uma cerveja, um copo de vinho ou uma dose de uísque não faz mal. Em pequenas quantidades, o álcool relaxa, deixando as pessoas mais alegres, descontraídas e amigáveis - está aqui a explicação de muitos levarem as gatas para tomar algo antes de realmente mostrar o que quer. Uns drinques a mais, porém, fazem o cérebro funcionar meia boca e deixam você sonolento, nada potente. Já em momentos de estresse, preocupação e ansiedade intensos, a causa da perda de ereção é adrenalina em excesso. Exatamente igual ao que acontece quando um casal está transando e alguém abre a porta do quarto. Na hora, com o susto, o pênis cai, fica morto. Sem reação. A adrenalina realmente é capaz de nos deixar a todo vapor. É o nosso mais poderoso estimulante endógeno. Contudo, em situações de perigo, medo, tensão, ansiedade ou susto, ela é liberada em maior quantidade no sangue. Essa descarga é para colocar o organismo em modo de defesa. No ato, coloca-o em condições de luta contra supostas ameaças. Mas isso é um verdadeiro veneno para o sexo.
A adrenalina - pasme! - é o antídoto natural da ereção. O grande anseio dos homens que enfretam problemas de disfunção erétil é encontrar uma causa orgânica, que possa ser resolvida com comprimido ou cirurgia. Mas nem sempre a impotência sexual tem causas físicas. Os homens, em geral, têm verdadeiro pavor da impotência psícológica. Custa-lhes mais que às mulheres reconhecer que enfrentam dificuldades emocionais, pois encaram a situação como um fracasso pessoal. O grande problema é que, assustados, alguns desses passam na primeira farmácia e compram remédios. São remédios que estão na mídia, são vendidos sem receita médica e certas farmácias até oferecem com desconto, destacados em cartazes nas prateleiras.Cuidado! Essa é a pior saída. Por vários motivos. 1: esses medicamentos podem não ser o melhor tratamento para o caso em questão. 2: às vezes, a adrenalina está tão alta que não funcionam. 3: podem falhar por uso inadequado, resultando em mais frustração. O mais recomendado é procurar um urologista acostumado a lidar com a área (não é área do seu pênis, e sim, a área de impotência, ok?). Às vezes, uma conversa resolve o “problema”. Além disso, a impotência tem causas orgânicas que podem ser prevenidas por meio de um estilo de vida saudável e alguns cuidados básicos. Os fatores que as favorecem agem devagar e aos poucos, mas podem ser evitados. Fonte: papodehomem Pablo Fernandes

domingo, 20 de março de 2011

Prisão de ventre, ou intestino preso. O que fazer?



Por Conceição Trucom*

A prisão de ventre ou intestino preso, é um problema bastante freqüente nos dias de hoje. Uma em cada 5 pessoas reclama que não evacua todos os dias, como seria o normal. Essa proporção duplica quando estamos falando somente das mulheres. Isso traz desconforto abdominal, excesso de gases e ressecamento das fezes, o que por sua vez pode gerar problemas no reto, como fissuras, sangramentos e dores para evacuar.

Alimentação inadequada e vida sedentária são os principais complicantes para o aumento desse problema. Aquilo que é mais "fácil" e rápido de ingerir não é, definitivamente, o mais saudável. Sanduíches rápidos, frituras, refrigerantes, biscoitos e açúcar dominam cada vez mais o dia-a-dia do brasileiro. O aumento desse tipo de alimentação rápida é diretamente proporcional ao dos pacientes nos consultórios de doenças gastrintestinais.

O tipo mais freqüente prisão de ventre é a chamada funcional. Outras causas, porém menos freqüentes, são hipotireoidismo, diabetes e uso de alguns medicamentos como analgésicos, antiácidos, antidepressivos e sais de ferro.

Algumas pessoas tentam explicar esse problema como sendo hereditário. Entretanto, quando toda uma família tem dificuldade de funcionamento intestinal, o mais previsível é que todos tenham os mesmos maus hábitos que levam à prisão de ventre.

1. Redução dos estímulos para evacuar

É importante evacuar diariamente pela manhã. A milenar Tradicional Medicina Chinesa (MTC) já considerava isso, antes mesmo do surgimento da civilização ocidental. E por uma simples razão: é pela manhã que o relógio biológico sinaliza com o comando de eliminar excretos. Evacuar logo ao despertar alivia o metabolismo - limpa a área - para a plena captação (em todos os níveis de conscência) de todos registros do dia que se inicia.

Existem 3 reflexos para evacuar e ativar o funcionamento intestinal diário e matinal:

  • reflexo ortocólico - quando acordamos e ficamos de pé;
  • reflexo gastrocólico - com a chegada do desjejum ao estômago, que se distende e avisa ao intestino ser hora de funcionar; e
  • reflexo colocólico - provocado pela entrada do bolo fecal no ceco.



Os reflexos fisiológicos não passam pelo cérebro, porém, conscientemente o reflexo pode ser inibido. Muitas pessoas, apressadas, suprimem essa vontade.

Quando, dia após dia, ano após ano, esses reflexos deixam de ser atendidos por restrição de tempo, eles se tornam quase imperceptíveis. Como reflexos fisiológicos, podem ser desenvolvidos novamente, pois mediante uma reeducação, o organismo pede reconquistar o hábito de evacuar todas as manhãs.


2. Falta água - líquidos - na Alimentação diária

Cerca de 65% do peso de um adulto é água!

Sem água nada funciona bem, especialmente intestinos os rins. Água é alimento, aliás, depois do oxigênio, é o mais essencial dos alimentos. Ela cumpre também uma função importantíssima: a de transportar os nutrientes até às células que deles necessita e, retirar das células todos os seus excretos e subprodutos, encaminhando-os para os cinco sistemas excretores.


3. Vida Sedentária

A atividade física regular e responsável acelera o metabolismo basal, proporcionando um despertar, uma nutrição vital de todos os órgãos e sistemas. O sedentarismo leva à atonia, com enfraquecimento da musculatura abdominal, diminuindo a força para evacuar.


4. Baixo consumo de alimentos integrais e crus

Os alimentos que favorecem o bom funcionamento intestinal são aqueles ricos em fibras, como as verduras (folhas verdes), frutas como o limão, laranja, tangerina, ameixa, figo, abacate, manga, mamão e uva, legumes como o xuxu e o brócolis, além de sementes como a linhaça e o gergelim.

E uma excelente pedida é misturar estes alimentos no preparo de sucos desintoxicantes, tomados idealmente em jejum, imediatamente após seu preparo.

Alguns chás são estimulantes do intestino, como o senne (Cassia angustifolia), porém, seu uso continuado não é indicado e vai perdendo seu poder laxante. Isso também ocorre com a maioria das fórmulas de laxantes (naturais e sintéticas), e só devem ser usados numa emergência e com acompanhamento médico.

O que de fato corrige o funcionamento adequado do intestino é a mudança de hábitos como alimentação natural e desintoxicante, além da atividade física diária. Se a prisão de ventre não melhorar totalmente com essas medidas, não interrompa, pois leva um bom tempo para um organismo por demais debilitado se recuperar. E, importante, consulte um médico.

Num país onde há produção abundante de frutas, verduras, legumes e sementes, tanto sol e clima adequado para uma caminhada, não tem porque existir esta endemia com tantas pessoas com intestino preso e barriga estufada.

* Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Coisas importantes para nossa vida


1. DIFICULDADE DE PERDER PESO

O QUE ESTÁ FALTANDO: ácidos graxos essenciais e vitamina.

ONDE OBTER: semente de linhaça, cenoura e salmão - além de suplementos específicos.


 

2. RETENÇÃO DE LÍQUIDOS

O QUE ESTÁ FALTANDO: na verdade um desequilíbrio entre o potássio, fósforo e sódio.

ONDE OBTER: água de côco, azeitona, pêssego, ameixa, figo, amêndoa, nozes, acelga, coentro e os suplementos.


 

3. COMPULSÃO A DOCES

O QUE ESTÁ FALTANDO: cromo.

ONDE OBTER: cereais integrais, nozes, centeio, banana, espinafre,cenoura + suplementos.


 

4. CÂIMBRA, DOR DE CABEÇA

O QUE ESTÁ FALTANDO: potássio e magnésio.

ONDE OBTER: banana, cevada, milho, manga, pêssego, acerola, laranja e água.


 

5. DESCONFORTO INTESTINAL, GASES, INCHAÇO ABDOMINAL

O QUE ESTÁ FALTANDO: lactobacilos vivos.

ONDE OBTER: coalhada, iogurte, missô, yakult e similares.


 

6. MEMÓRIA RUIM

O QUE ESTÁ FALTANDO: acetil colina, inositol.

ONDE OBTER: lecitina de soja, gema de ovo + suplementos.


 

7. HIPOTIREOIDISMO (PROVOCA GANHO DE PESO SEM CAUSA APARENTE)

O QUE ESTÁ FALTANDO: iodo.

ONDE OBTER: algas marinhas, cenoura, óleo, pêra, abacaxi, peixes de água salgada e sal marinho.


 

8.. CABELOS QUEBRADIÇOS E UNHAS FRACAS

O QUE ESTÁ FALTANDO: colágeno.

ONDE OBTER: peixes, ovos, carnes magras, gelatina + suplementos.


 

9. FRAQUEZA, INDISPOSIÇÃO, MAL ESTAR

O QUE ESTÁ FALTANDO: vitaminas A, C, e E e ferro.

ONDE OBTER: verduras, frutas, carnes magras e suplementos.


 

10. COLESTEROL E TRIGLICERÍDEOS ALTOS

O QUE ESTÁ FALTANDO: Ômega 3 e 6.

ONDE OBTER: sardinha, salmão, abacate, azeite