terça-feira, 24 de agosto de 2010

Beber água antes de refeição pode ajudar a perder peso

Uma pesquisa feita por cientistas dos Estados Unidos afirma que beber água antes das refeições ajuda as pessoas a perderem peso.

Os cientistas afirmam que pessoas que estão em dieta podem perder cerca de 2kg a mais se beberem pelo menos dois ou três copos por dia antes das refeições.

A pesquisa foi apresentada em um congresso nacional da Sociedade Americana de Química, em Boston.

Dieta de baixas calorias

Todos os adultos que participaram da pesquisa tinham entre 55 e 75 anos de idade. A teoria dos cientistas foi testada em 48 adultos, divididos em dois grupos, ao longo de 12 semanas.

Ambos os grupos seguiram dietas de baixa caloria, mas um deles bebeu água antes das refeições.

Ao longo de 12 semanas, as pessoas que beberam água perderam cerca de 7kg, enquanto os demais perderam em média 5kg.

Um estudo anterior já havia mostrado que pessoas que bebem até dois copos de água antes de cada refeição ingerem de 75 a 90 calorias a menos.

Consumo de calorias

Uma das autoras da pesquisa, Brenda Davy, da universidade Virginia Tech, acredita que o fato de se encher o estômago com um líquido sem calorias antes das refeições faz com que menos calorias sejam consumidas.

"As pessoas deveriam beber mais água e menos bebidas adocicadas e com muita caloria. É uma forma simples de se facilitar o controle do peso", afirma Davy.

Segundo a cientista, bebidas dietéticas e com adoçantes artificiais também podem ajudar as pessoas a reduzir o consumo de calorias, ajudando a perder peso.

No entanto, ela disse que bebidas com muito açúcar precisam ser evitadas. Uma lata de refrigerante comum contém, em média, 10 colheres de chá de açúcar.

A pesquisa foi financiada pela entidade Institute for Public Health and Water Research, que realiza estudos sobre água e saúde pública.

 

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A Saúde do homem, por negligência dele próprio.


 

O homem não vai ao médico, subvaloriza sintomas e acredita que está bem de saúde. Por sua própria negligência morre sete anos antes das mulheres. Isso é um fato e por isso é preciso mudar essa atitude para que as famílias não sejam desestruturadas pela perda desse importante elemento.


 

A semana passado um colega meu sofreu dois infartos e foi hospitalizado, estava com artérias entupidas e podia ter morrido. É muito importante manter consultas regulares com o médico para que ele acompanhe a saúde total, recomendando exames, exercícios e controle alimentar.


 

Em minha opinião as empresas não se preocupam em saber se seus empregados estão bem de saúde. Toda empresa tem que fazer exame médico ocupacional todos os anos em seus empregados, mas são feitos de forma muito superficial, só para não serem multados pelo Ministério do Trabalho.


 

Eu trabalhava no Banco Real e todo ano fazia o tal exame médico, minha pressão era medida e diziam que estava tudo bem. No ano de 2002 fui demitido e como tinha direito a usar o plano de saúde por um ano, após a demissão, aproveitei para fazer todos os exames necessários. Tal foi minha surpresa quando o médico me disse que se eu não fosse verificar minha situação teria um colapso em no máximo três anos. E isso era verdade, pois um colega que ficou no banco depois de mim, teve um infarto menos de um ano depois e hoje é aposentado por invalidez. Ele também era examinado todos os anos pelo médico do banco.


 

Hoje vou ao médico regularmente, faça os exames indicados, pratico exercícios e cuido da alimentação. Meus indicadores estão ótimos, mas o cuidado tem que ser constante, pois se abandonarmos volta tudo muito rapidamente.


 

No serviço público é a mesma coisa, sou servidor federal, e nunca fui examinado para saber como vai minha saúde. O governo já fez decretos, comissões de médicos e anunciou que seriam feitos exames em todos os servidores, que a meta era cuidar da saúde de todos os servidores e nada foi feito. Quem não se cuida por conta própria pode morrer ou ficar inválido a qualquer hora. Isso causa prejuízo para o Governo, que perde um servidor, e também para o servidor e sua família, pois quem quer ficar inválido ou mesmo morrer.


 



 

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Rinite causa alterações em funções básicas do organismo


 

Respirar, mastigar e engolir

A obstrução nasal, que é o principal sintoma da rinite alérgica, pode levar a pessoa a respirar de forma errada. Além disso, pode influir na mastigação com movimentos incorretos e em dificuldades para engolir a comida.

Na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), uma pesquisa analisou 170 pessoas, com idade entre 6 e 55 anos, sendo que metade delas possuía rinite.

Segundo o estudo, as pessoas com a doença apresentaram alterações na forma de respirar, mastigar e engolir - problemas funcionais - e alterações na oclusão dentária - problema estrutural relativo à posição dos dentes na boca. Em relação à fala, não foram observadas mudanças.

A fonoaudióloga Catiane Maçaira de Lemos, autora da pesquisa, explica que a obstrução nasal na rinite é sazonal, ou seja, há momentos no dia, na semana ou no mês em que o nariz fica "entupido" e há momentos em que fica livre. "Ainda que não seja constante, a obstrução nasal pode causar problemas funcionais e estruturais", afirma.

Respiração

A respiração correta se dá pelo nariz. Entretanto, nos pacientes com rinite, a respiração pela boca foi a forma mais frequente em todas as idades.

"Os adultos [100%] respiravam apenas pela boca", conta Catiane. "Embora haja uma tendência natural de melhora na maneira de respirar, ou seja, quanto mais velha é a pessoa, melhor ela respira, isso não foi observado em quem tinha a doença", observa.

Assim, enquanto quase 83% das crianças com rinite respiravam pela boca, 97% dos adolescentes apresentaram esse tipo de respiração, atingindo a totalidade nos adultos, ou seja, em pessoas com rinite houve uma piora na forma de respirar.

Mastigação

Considerando a mastigação, as principais constatações foram as que dizem respeito aos movimentos mandibulares e aos padrões mastigatórios.

"Mastigar de boca aberta ou amassar ao invés de triturar os alimentos foram mudanças observadas em pacientes com rinite", explica a fonoaudióloga. "No grupo de pessoas sem a doença, todos mastigavam corretamente", completa.

Engasgos, língua para fora dos dentes e movimentação de cabeça para ajudar a engolir foram as principais alterações encontradas na função de deglutição. Em torno de 80% dos participantes com a doença apresentaram essa função alterada.

Tratamentos para a rinite

Segundo o estudo, os problemas decorrentes da rinite são causados pela flacidez dos músculos do lábio, da língua e da bochecha.

Porém, há tratamento para reverter o quadro e o primeiro passo a ser dado é combater a obstrução nasal, principal causa de todas as mudanças.

Além disso, o tratamento deve ser multidisciplinar. "Deve-se procurar um otorrino, para tratar a rinite, um fonoaudiólogo, para melhorar e fortalecer a musculatura e um dentista para corrigir os dentes", recomenda Catiane.

Rinite alérgica

Além da obstrução nasal, a rinite alérgica possui outros sintomas, como espirros, coriza (nariz escorrendo) e prurido (coceira).

Suas principais causas são fatores ambientais, em que alguns antígenos, como ácaros, pêlos ou poeira, podem desencadear a crise. De acordo com alguns estudos, também pode haver um fator genético, no qual a pessoa já nasce predisposta a desenvolver a doença.

Levantamento feito em 2008, em oito países da América Latina, constatou que aproximadamente 59% dos adultos possuem sintomas da rinite. "Daí a importância da pesquisa, que estudou as consequências da obstrução nasal causada exclusivamente pela doença", justifica Catiane.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

O Perigo do Salto alto

O salto alto é peça chave no guarda-roupa de qualquer mulher. Ele traz charme e elegância. No entanto, o uso contínuo dos saltos pode trazer  problemas à saúde, principalmente relacionados à coluna.

Passar muito tempo em cima de um salto alto pode deformar o pé e atrofiar a musculatura das panturrilhas.

São considerados altos, os saltos acima de 15 centímetros. Os de 5 a 10 centímetros são medianos e, menores que isto, são os saltos baixos.

Outro problema muito comum causado pelos saltos é a entorse, as famosas "viradas de pé". Veja como usá-los com precaução:

1. Alternar a altura do salto usando cada dia uma altura diferente. A prática faz com que a musculatura fique em um estágio intermediário. Deve-se evitar o mesmo modelo (ou salto) durante muitos dias para preservar a musculatura dos pés;

2.
Compre modelos com o bico e salto quadrado, que oferecem mais estabilidade e conforto. As plataformas são mais indicadas pelos ortopedistas e são recomendadas porque distribuem melhor o peso por toda a extensão da sola;

3. Crie um novo hábito: use sapatos baixos (tênis) para dirigir e andar a pé. Mantenha no carro um modelo confortável e sem salto. As mulheres que utilizam o transporte público podem adotar o mesmo procedimento: ir com um sapato baixo e confortável e levar o de salto alto para trocar quando chegar;

4. Massagem nos pés, ao final do dia, ajuda a restabelecer a circulação e previne as cãibras e dores musculares. Após a massagem, coloque as pernas para cima por alguns minutos;

5. Alongar a panturrilha diariamente. O uso do salto faz com que haja encurtamento da panturrilha.

Ao chegar em casa, no final do dia, utilize um degrau para realizar um exercício simples e que ajuda a manter uma boa circulação do sangue no local: coloque metade do pé sobre o degrau e force a outra metade para baixo. Depois, faça movimentos circulares com os pés para o lado esquerdo e direito. Repita a operação nos dois pés, por 10 minutos.

Cuide de seus pés e de sua segurança!

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Excesso de carne processada pode aumentar risco de câncer de bexiga


 

Comer grandes quantidades de carnes vermelhas processadas, como salsicha, pepperoni e salame, pode aumentar o risco de desenvolver câncer de bexiga. A afirmação é resultado de uma pesquisa realizada pelo National Cancer Institute, em Maryland, nos Estados Unidos.

Os participantes analisados tinham entre 50 e 70 anos e foram avaliados em relação à quantidade e frequência de carnes processadas que consumiam, ao estilo de vida (tabagismo e sedentarismo) e à condição social.

Durante o estudo, que envolveu mais de 300 mil participantes e sete anos de análises, foram identificados 854 casos (720 homens e 134 mulheres) de câncer de bexiga.

A culpa é dos conservantes!

Os pesquisadores descobriram que o grande vilão é na verdade o conservante usado nas carnes processadas, os embutidos, em especial o nitrato e o nitrito.

Quando as carnes processadas são ingeridas em grandes quantidades e por um longo período de tempo, esses conservantes passam para a urina e podem interferir no tecido da bexiga, ajudando a desenvolver o câncer.

Os cientistas disseram ainda que nos Estados Unidos, esses dois conservantes estão em 90% das carnes processadas, por isso, o alerta.

O modo de preparo da carne – grelhada, frita ou feita no micro-ondas – também pode aumentar os riscos do desenvolvimento da doença.

Os conservantes ruins para o organismo costumam ficar mais concentrados quando a carne vermelha é fria. Porém, os pesquisadores afirmaram que é preciso desenvolver melhor essa relação entre o modo de preparo e aparecimento de câncer de bexiga.

Exceções

Os pesquisadores ressaltaram que os índices de aparecimento de câncer de bexiga não foram associados ao bacon, hambúrguer, bife e às carnes brancas, como o frango e o peru. 

Pesquisas: Carne vermelha X Câncer

Apesar de esse novo estudo ter se restringido à análise das carnes processadas, uma pesquisa anterior já havia mostrado que consumir qualquer tipo de carne com frequência, até mesmo peixes, porco e frangos (quando fritos), podem elevar o risco de aparecimento do câncer de bexiga.

Dos mais de 800 participantes, aqueles que comiam mais carne vermelha tinham quase 1,5 vezes mais chances de desenvolver câncer na bexiga do que os que consumiam pouca carne.

O estudo, realizado pela Universidade do Texas, segue, no entanto, tendência contrária à pesquisa mencionada anteriormente, afirmando que a carne cozida a altas temperaturas produz substâncias que podem causar câncer.

Hábitos saudáveis

O  National Cancer Institute também mostrou que cerca de 60% dos casos de câncer podem ser evitados a partir de hábitos de vida saudáveis. De acordo com os pesquisadores, a melhor estratégia para a prevenção do câncer é aliar um alimentação equilibrada à prática de exercícios físicos regulares e manter o peso controlado.

Tais medidas são capazes de prevenir 63% dos casos de câncer de faringe, laringe e boca; 52% dos casos em que a doença atinge o endométrio (camada que recobre o útero internamente) e 60% dos tumores de esôfago. 

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Dicas Para Reduzir o Colesterol

Incluir alimentos integrais, que sejam fonte de fibras, pois as fibras servirão de substrato energético para as bactérias que povoam a flora intestinal e produzem ácidos graxos de cadeia curta, que servem para eliminar o colesterol, além de acelerar o trânsito do bolo fecal, impedindo que o colesterol fique circulando. O farelo de aveia é uma ótima fonte- usar 2 colheres sopa ao dia.

Frutoligossacarídeos, banana, cebola, alho, gengibre (colocar um pedacinho para cozinhar junto com o arroz), a parte branca da chicórea. Estas substâncias são alimento para as boas bactérias intestinais.

Incluir fontes de gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas, que fornecem ácidos graxos essenciais como ômega 3 e ômega 6. Estes ácidos exercerão atividade antiinflamatória, melhorarão a fluidez das membranas celulares dos enterócitos:

- azeite de oliva extra virgem, óleo de gergelim prensado a frio;

- semente de linhaça e gergelim;

- oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas), que além dos ácidos graxos fornecerão minerais e vitaminas,
- peixes de água salgada: salmão, atum, bacalhau, sardinha;

- reduzir consumo de gorduras saturadas e trans (biscoitos, frituras, pratos prontos). Aumentar o consumo de vegetais e frutas que serão fonte de fibras, minerais, vitaminas e fitoquímicos
Aumentar o consumo de vegetais verde escuros (agrião, brócolis, couve, couve-flor, repolho, rúcula, nabo) que servirão como prebióticos e protetores hepáticos;

- Variar o consumo de proteína, variando a qualidade, alternando gado, peixe, frango, porco, peru;

- Incluir o consumo de ervas e especiarias para fornecer substâncias antioxidantes, destacando a ação antibacteriana e antifúngica de algumas espécies como alecrim, orégano, curry, gengibre, canela;

- Melhorar a hidratação, aumentando o consumo de água, chás de ervas;

- Reduzir o consumo de carboidratos refinados (arroz, macarrão, biscoitos) podendo estes serem substituídos por integrais;

- Incluir o consumo de abacate, por aumentar a produção de glutationa (fígado), pode preservar a glutamina que é nutriente essencial para reparo dos enterócitos.

NÃO FICAR MAIS DO QUE 3 HORAS SEM COMER NADA
EVITAR O CONSUMO DE MAIS DE 200 ml LÍQUIDOS COM A REFEIÇÃO

TIPOS DE GORDURAS
. Trans-saturadas: Presentes em batata-frita, margarina, salgadinhos e biscoitos.
. Gorduras Saturadas: Presentes em carnes gordas, laticínios, óleos vegetais após aquecimento e coco.
. Omega 6: Presente em óleos vegetais, sementes e nozes.
. Omega 3: Presente em peixes gordurosos como atum, sardinha, salmão, semente de linhaça.
. Gorduras Mono-insaturadas: Presentes em azeite de oliva, abacate, amendoim.

- use sal moderadamente para isso aumente o consumo de ervas e especiarias como cúrcuma, alecrim, sálvia, orégano, alho, curry, gengibre, tomilho;
- tome 6 a 8 copos de água por dia, respeitando o intervalo de ½ hora antes ou 2 horas depois das refeições;
- consumir chás de ervas como chá verde, carqueja, hortelã, camomila, erva cidreira, 3 a 4 xícaras ao dia;
- Sementes de linhaça, girassol e gergelim, devem ser moídas para melhor aproveitamentos, utilize em vitaminas;
- folhas verde escuras como: rúcula, repolho, brócolis, couves, agrião;
- Suco verdes à base de folhas de couve, salsinha e espinafre;
- Brotos de alfafa.

Suplementos indicados:

FLAX OMEGA 3: semente de linhaça dourada e moída : 1 colher de sopa ao dia;
ÓLEO DE PEIXE: tomar 2 cápsulas no almoço e 2 cápsulas no jantar;
Suco de frutas vermelhas (pomesteen forever) : tomar 1 cálice por dia;
ÓLEO DE ALHO (Garlic thyme): usar 4 cápsulas ao dia.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

SAeis Dicas Para Acabar com o Estresse

Nossa qualidade de vida é muito influenciada pelo nível de estresse. Diminuir esse nível é uma tarefa difícil, mas sempre é possível fazer um esforço. Para ajudar nessa tarefa descobri na internet um conjunto de regras que ajudam na diminuição do estresse. O estresse não ocorre só na vida profissional, nossa vida pessoal também pode estar nos prejudicando. Se sairmos de casa estressados é certo que isso irá afetar nosso trabalho e assim cria-se um círculo vicioso. Fujam disso aplicando em suas vidas as seguintes regras.


 

1 – Organize sua casa: Faça uma simplificação de tudo o que tem dentro de casa, veja o que realmente precisa e retire o excesso. Deixe sua casa com um visual que faça bem a vista e também na circulação. O excesso de móveis e acessórios torna o ambiente mais pesado.


 

2 – Limite suas atividades e de seus familiares: Ter várias atividades pode parecer necessário e moderno, mas a correria para cumprir-las nos deixa muito estressados. Escolha as atividades que realmente são necessárias e elimine as que só estão fazendo perder tempo. O tempo que irá sobrar pode ser usado para melhorar o convívio com a família.


 

3 – Pare de comprar coisas: Se você continuar comprando itens que não precisa vai voltar a encher sua casa e diminuir suas finanças. Antes de comprar algo, veja se realmente precisa, se vai ser útil e se tem o valor disponível, pois entrar no crediário é um fator de muito estresse. Comprar para aproveitar o preço também pode se tornar estressante quando for verificado que não era tão necessário.


 

4 – Afaste-se de pessoas negativas: A vida já é complicada então para que ficar cercado de pessoas negativas que só trazem maus fluidos. Você pode não perceber, mas as pessoas negativas roubam suas energias. Identifique essas pessoas negativas e vá mudando seus hábitos para que elas fiquem de fora de sua vida.


 

5 – Planeje suas refeições: Essa dica parece estranha, mas é importante planejar o que vai ser consumido para que não seja em excesso ou sem os nutrientes necessários. Quem come fora de casa precisa ter muito cuidado para não ter problemas com o peso e, por consequência, com a saúde.


 

6 – Automatizar o que for possível: Pagar contas é um dos itens mais estressantes. Procure automatizar esses serviços, os pagamentos podem ser autorizados para débito em conta ou programados pela internet. Você fica livre da preocupação do vencimento e até do pagamento com acréscimos quando esquece.


 

Quanto mais simples for nossa vida menos estressante será e isso leva a uma vida saudável. As dicas acima são bem simples, mas quem não segue nenhuma verá que a vida pode mudar com sua aplicação.