segunda-feira, 26 de julho de 2010

Dor nas costas

O que é a dor nas costas?

Cansaço, incomodo, pontada, fisgada na região da coluna, ou seja, do pescoço até o começo do bumbum é considerado dor nas costas.

 
 

Quais as causas?

Grande parte das dores relacionadas à coluna é devido à má postura no trabalho ou nas atividades diária de cada pessoa, como a forma de sentar, deitar, carregar pesos, dormir, etc. Outras causas são: o excesso de peso e o sedentarismo, devido, a falta de atividade física.

 
 

Quais os sintomas?

Peso na região lombar, dor, formigamento, perda de força nas pernas, dor nos glúteos, posteriores das coxas, panturrilhas e sola dos pés, fraqueza da musculatura abdominal, encurtamento da musculatura da coluna, rigidez e diminuição da mobilidade são, em geral, alguns dos sintomas que as pessoas apresentam.

 
 

A dor nas costas atinge que grupo de pessoas?

A dor nas costas não atinge, necessariamente, apenas um grupo de pessoas. Hoje 80% da população tiveram ou tem dor na coluna. Sendo assim, deve-se levar em consideração as condições de vida de cada pessoa, por exemplo, indivíduos sedentárias que trabalhem com atividade de peso ou fiquem muito tempo em uma mesma posição são pessoas predispostas a desenvolverem dores na coluna.

Maus hábitos posturais, no momento de dormir ou mesmo de assistir a TV, como deitar em sofás, são fatores que contribuem para o desenvolvimento de dores na coluna.

 
 

Qual o tratamento?

O primeiro passo é procurar um médico, que possa diagnosticar corretamente o problema, para que seja analisada a causa da dor e encaminhar o paciente para um fisioterapeuta.

O profissional de fisioterapia fará a reabilitação, através de técnicas específicas para tratar a coluna, como terapias manuais, mobilização neural, analgésia por aparelhos elétricos, exercícios de correção postural, exercícios de fortalecimento das costas, como, por exemplo, o pilates, e alongamento. Mas, se for constatado, falta de atividade física, o paciente será encaminhado para uma academia, para que seja realizado um programa de condicionamento físico.

 
 

Como prevenir?

A melhor forma de prevenção contra dores na coluna é melhorar a postura no dia a dia, manter sempre o peso baixo, em relação a sua altura, e sempre praticar atividade física, de preferência os exercícios fora da água para que seja estimulada a absorção de cálcio através do impacto causado pela atividade física. Nesse caso, recomenda-se caminhadas, corridas e musculação, de 3 a 4 vezes por semana.

Para quem não é adepto a musculação, o pilates é uma opção, pois ajuda na flexibilidade, fortalecimento e correção. Mas o grande segredo para prevenir as dores na coluna, não é remediar e sim praticar exercícios.

 
 

 
 

Rafael Finotelli é Fisioterapeuta do Ambulatório da coluna do setor de ortopedia do Hospital Maternidade Celso Pierro. Sócio-proprietário do Fit Pilates Studio de Campinas.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Suar emagrece?

Muitos acreditam que suar durante a atividade física indica que o corpo está queimando calorias.

Isso é verdade ou mito?

A idéia de que é preciso "suar a camisa" para perder peso está relacionada ao fato de que a aceleração do metabolismo com o exercício aumenta a temperatura física, o que provoca o calor.

Mito

No entanto, embora exercícios intensos estimulem a transpiração, esse sintoma apenas sinaliza que o corpo ultrapassou a média dos 37°C.

As glândulas sudoríparas entram em ação para manter o equilíbrio da temperatura, essencial para a manutenção das funções do organismo.

Durante a atividade física, as pessoas perdem água e sais minerais, além de queimar glicose e gordura, o que de fato leva à perda de peso.

Portanto, o suor apenas atua para manter a temperatura corporal nos níveis da normalidade!

Água ou gordura?

A prática de exercícios com roupas não apropriadas agrava a perda de líquidos e sais minerais e pode levar à desidratação.

Desta forma, a perda de peso será "fictícia". A diminuição do peso não implicará na queima de gordura e sim perda de água e sais minerais. Basta ingerir alguns copos de água e isotônicos para recuperar o peso perdido.

Atenção!

Agora, se você sua demais e emagrece rápido, é necessário ficar de olho. Esses são sintomas de uma doença endocrinológica caracterizada pela hiperatividade da glândula tireóide, que estimula o aumento da produção de hormônios (T3 e T4) encarregados de controlar o metabolismo.

Com o metabolismo mais rápido, será desencadeado não só a elevação da temperatura corpórea, mas também a queima de calorias.

O que fazer?

As pessoas que suam demais desenvolvem estratégias próprias para controlar o problema:

- Tecidos atoalhados e lenços sempre à mão;

- Roupas de algodão brancas ou pretas;

- Cremes antisudoréicos;

- Trocas de roupa e banhos constantes.

Essas providências podem até trazer alguma sensação de alívio, porém não solucionam o problema e distúrbios corporais.

O recomendado é procurar orientação médica caso perceba alguma alteração ou excesso de suor.

Vários tratamentos podem ajudar, mas só após a uma avaliação de um dermatologista, neurologista e endocrinologista para adotar a procedimento mais indicado.

Homens ou mulheres?

De acordo com um estudo realizado em 2002 pelo Instituto de Fisiologia Ocupacional da Universidade de Dortmund (Alemanha), os homens podem suar 250g por hora ou 70g a mais do que as mulheres!

Entretanto, dados do Instituto Australiano do Esporte indicam que essa característica não significa que as mulheres possuam maior capacidade de regular a temperatura corpórea. Ao contrário, como o índice de suor é inferior, há menor oportunidade para dissipar o calor.


 

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Crianças em férias: atenção redobrada para evitar acidentes

Muitas crianças aproveitam o período de férias para brincar. Para os pais, por outro lado, é um tempo de maior preocupação e que requer atenção dobrada para evitar acidentes. Alguns passam uma longa temporada na praia; outros preferem o campo; e há aqueles que acabam deixando os menores em casa pela impossibilidade de se afastarem do trabalho. Em qualquer uma dessas situações há alguns riscos envolvidos. Especialistas orientam sobre como evitar que as férias acabem antes da hora.

Quem vai viajar tem de estar atento a certos detalhes desde a hora em que faz as malas. Não pode faltar protetor solar e óculos de sol para todos, mesmo as crianças. "E óculos bons, com lentes que protegem contra os raios ultravioleta", diz Renato Neves, diretor da Eye Care Oftalmologia.

Usar cinto de segurança também é imprescindível. Dados do Ministério da Saúde indicam 1.200 mortes de crianças vítimas de acidentes de carro e quase o mesmo número de atropelamentos de menores, todos os anos. "Em caso de acidentes de trânsito ou quedas graves, é muito importante que a criança passe por uma bateria de exames chamados 'poli-X' para pesquisar lesões no corpo. Isso garante, também, que nenhuma hemorragia interna passe despercebida. São radiografias do crânio e da coluna cervical, do tórax e da bacia, como também da coluna lombar ou de algum outro membro em que recaiam suspeitas de fraturas", diz o radiologista João Carlos Rodrigues, da URP Diagnósticos Médicos.

De acordo com o chefe do pronto-atendimento do Hospital Santa Paula, João Houly, "sempre cabe o conselho para que remédios e produtos de limpeza sejam mantidos longe do alcance das crianças. Medicamentos devem ser guardados em lugares secos e arejados. Portanto, nada de guardar comprimidos e xaropes em armários de banheiro ou cozinha. Muito menos perto de crianças pequenas que podem confundir as pílulas com balas".

Atenção também com material de limpeza, inseticidas e venenos para ratos e baratas. "Todo material de limpeza tem de ter o rótulo preservado - que geralmente indica o que se deve fazer em caso de ingestão. Quanto aos venenos utilizados para o controle de pragas, é necessário estar sempre muito atento. Crianças e animais domésticos costumam vasculhar todos os cantinhos da casa e podem entrar em contato com esses produtos", diz a bióloga Sônia Maria Moura, gerente técnica da Praxxis Controle de Pragas.

O ideal, para manter a casa livre desses indesejados hóspedes, é cuidar para que não haja restos de comida ou migalhas espalhadas pela casa, nem água acumulada em telhados, vasos ou quintais. Manter o ambiente sempre limpo ajuda a manter a casa sob controle e evita uma série de riscos às crianças.

As queimaduras também costumam ser mais frequentes durante as férias escolares. Portanto, não deixe crianças se aproximarem dos cabos das panelas sobre o fogão (que devem estar sempre voltados para dentro), nem do ferro elétrico quando está ligado. Fósforos, álcool, bombinhas e fogos de artifícios também oferecem grande risco de acidentes. "Queimaduras térmicas e químicas devem ser lavadas com bastante água. Nunca usar pomadas, manteiga, pó de café, pasta de dente ou óleo de cozinha, porque eles aumentam as chances de infecção no local. Nesses casos, deve-se levar a criança imediatamente para o hospital mais próximo", diz o cirurgião plástico Marcos Grillo.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Explicado efeito do brócolis contra o câncer de próstata

Brócolis contra o câncer

O brócolis tem mostrado efeitos protetores contra uma série de doenças, do câncer de mama até a asma.

Ele também atua inibindo o desenvolvimento do câncer de próstata, mas até agora os cientistas não sabiam como o vegetal agia no organismo para produzir esse efeito protetor.

Esse mecanismo acaba de ser decifrado por uma equipe internacional de cientistas, chefiada pelo Dr. Richard Mithen, do Instituto de Pesquisas Alimentares da Inglaterra. A descoberta foi publicada no último exemplar da revista Molecular Cancer.

Sulforafano

Os cientistas descobriram que o efeito benéfico do brócolis deve-se ao sulforafano, um composto químico presente no vegetal que interage com as células que não possuem um gene chamado PTEN, reduzindo as chances do desenvolvimento do câncer de próstata ou retardando seu desenvolvimento.

O grupo realizou uma série de experimentos com tecidos da próstata humana e com modelos animais do câncer de próstata para estudar as interações entre a expressão do gene PTEN e a atividade anticâncer do sulforafano.

"O PTEN é um gene supressor do tumor, e a sua deleção ou inativação pode iniciar a carcinogênese prostática, ou aumentar a probabilidade de progressão do câncer. Nós demonstramos aqui que o sulforafano tem efeitos diferentes dependendo se o gene PTEN está presente ou não," explica Mithen.

Competição celular

Os cientistas constataram que, em células que expressam o PTEN, a ingestão de sulforafano não tem nenhum efeito sobre o desenvolvimento do câncer de próstata.

Em células que não expressam o gene, no entanto, o sulforafano torna as células "menos competitivas", oferecendo uma explicação de nível molecular para como consumir brócolis pode reduzir o risco de incidência de câncer de próstata, ou de sua progressão, se ele já tiver-se instalado.


 

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Palpitação? Cuidado! Isso pode ser um sinal de arritmia cardíaca

O coração é uma bomba hidráulica biológica que mantém nossa circulação e, com esse objetivo, bate regularmente em torno de 70 vezes por minuto.

"Quando este sistema de controle é afetado por alguma doença há a possibilidade de ocorrer um descontrole do ritmo do coração, que poderá bater muito lento, muito rápido ou de forma irregular. Essas alterações do ritmo do coração constituem as arritmias cardíacas", explica a cardiologista Dra. Ana Camarozano, da Prolab Centro Diagnóstico Cardiológico/ Hospital Instituto de Medicina e Cirurgia do Paraná.

Em muitas pessoas esse distúrbio pode existir sem sintomas, porém em outras, ele pode provocar palpitações, tonturas, cansaço, dor no peito, desmaios.

"Nos casos mais graves é possível o paciente apresentar confusão mental, fraqueza, hipotensão (pressão baixa), dor no peito (angina) e até mesmo ter morte súbita", ressalta a médica.

Entre as possíveis causas da arritmia estão: estresse, fumo, grande ingestão de álcool, exercício físico muito intenso, uso de drogas (como cocaína e anfetaminas), uso de alguns medicamentos e excesso de cafeína.

Um ataque cardíaco, ou outras condições que danificam o sistema elétrico do coração, também podem causar arritmia.

"Como tratamento, em alguns casos, o uso de medicação antiarrítmica é suficiente, podendo prevenir a ocorrência de novos episódios arrítmicos. Em outros, porém, há a necessidade de outras terapias. O ideal é, quando ocorrer algum dos sintomas, o paciente procurar um cardiologista para que uma avaliação seja realizada", completa.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Clareamento Dental

O que é clareamento dental? É considerado um tratamento estético?

O clareamento dental é um tratamento que envolve substâncias oxidantes (geralmente o peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida) que agem sobre os pigmentos presentes na superfície ou no interior dos dentes, tornando-os mais claros.

Embora a finalidade do clareamento dental seja a melhora da estética, este tratamento utiliza medicamentos que possuem efeitos adversos, portanto, deve ser realizado sob a supervisão de um cirurgião-dentista. Além disso, ele colabora também com a saúde bucal, já que pessoas contentes com a aparência dos seus dentes têm mais disposição para realizar os cuidados preventivos.


 

 
 

Há contraindicações para o tratamento?

O clareamento dental é bem tolerado pela maioria dos pacientes, contudo, existem casos em que se deve tomar maiores cuidados para realizá-lo. Os pacientes que apresentam muita sensibilidade nos dentes, que apresentam lesões de cárie ou dentes fragilizados e com grandes restaurações estão inicialmente contraindicados a receberem o tratamento clareador. Não se deve fazer este tratamento em pacientes gestantes e lactentes ou nos pacientes que apresentam problemas severos de má-formação dentária. Os pacientes muito jovens também tendem a apresentar muita sensibilidade dental durante o tratamento clareador, por possuírem dentes com polpas amplas.

 
 

Como é feito o clareamento?

Existem basicamente duas técnicas de clareamento dental para dentes vitais: a caseira e a de consultório. A técnica caseira envolve a utilização de moldeiras carregadas com o gel clareador, utilizadas durante vários dias ou noites, sendo supervisionada pelo dentista. A técnica de consultório envolve a utilização de um gel clareador em alta concentração, que é aplicado diretamente nos dentes pelo dentista. Ambas as técnicas produzem bons resultados, a diferença entre elas é o tempo de uso, bem como a concentração do gel clareador utilizada, ou seja, quanto menor a concentração do gel, maior o tempo de uso. Portanto, a técnica de consultório é mais rápida.

Existe ainda o clareamento para dentes escurecidos e com o canal tratado (dentes despolpados). Nestes, o agente clareador é aplicado no interior do dente e não apenas na superfície.

 
 

Existe diferença de resultado em dentes amarelados ou acinzentados?

Sim, os dentes amarelados são mais facilmente clareados do que os acinzentados, produzindo, portanto, resultados melhores e mais rápidos. A resposta ao clareamento dental depende da causa do escurecimento do mesmo, por isso, é importante a consulta ao cirurgião-dentista, para se estabelecer um correto diagnóstico e um tratamento adequado para cada caso. É importante ainda ressaltar que as restaurações presentes nos dentes não clareiam e, portanto, devem ser trocadas depois do clareamento dental.

 
 

A técnica de clareamento dental é duradoura?

Não existe previsão exata da duração do clareamento dental. Existem pesquisas que comprovaram a longevidade do tratamento por cerca de dois anos, no entanto, embora haja a regressão da cor dos dentes, estes nunca retornam ao escurecimento inicial. Além disso, o novo tratamento tende a ser mais rápido e fácil do que o tratamento inicial.

 
 

Qual alimento ou ato pode acarretar dentes amarelados?

Os alimentos que possuem pigmentos fortes aumentam a chance de pigmentação dental, como, por exemplo, o açaí, café, chás com coloração forte, vinhos tintos e refrigerantes com corantes escuros. Além disso, o cigarro possui pigmentos que também levam ao escurecimento dental.

 
 

Quais as recomendações pós-tratamento? É necessário utilizar alguma pasta de dente especial?

Durante e após o tratamento clareador, deve-se evitar o consumo dos alimentos com corantes relatados acima, bem como o fumo. Pode-se utilizar cremes dentais para dentes sensíveis, se o paciente apresentar sensibilidade durante ou após o tratamento clareador. Não há necessidade de se utilizar os cremes dentais clareadores, pois esses geralmente possuem um alto grau de abrasivo, o que pode levar a um desgaste desnecessário dos dentes.

 
 

 
 

Dra. Alessandra Buhler Borges é doutora e mestre em Odontologia Restauradora pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Graduação em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Especialização em Saúde Pública pela Universidade de Taubaté.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Câncer de tireoide: entenda e saiba como lidar

Acontece em todas as idades e mais em mulheres, mas todos temos de estar atentos a ele.

Câncer de tireoide é o mais comum dos cânceres do sistema endócrino e ocorre em todas as faixas etárias, atingindo na sua maioria mulheres acima de 35 anos. Porém, pode ocorrer também em homens e mulheres entre 25 e 65 anos, sendo três vezes mais frequente nas mulheres, bem como as outras doenças referentes à glândula tireoide.

Trata-se de um tumor maligno de crescimento localizado dentro da glândula tireoide. Não é um tipo de câncer comum, mas é tratável e tem altos índices de cura, desde que detectado em seu início. Exames periódicos fazem parte do acompanhamento de rotina pelo resto da vida e são recomendados pelo médico – mesmo quando o tratamento é bem-sucedido – com a finalidade de pesquisar se houve recorrência, ou seja, reaparecimento da doença no pescoço ou em outras partes do corpo. Isso porque até 35% dos cânceres de tireoide podem voltar – e cerca de um terço dessas recorrências só surgirá com mais de 10 anos após o tratamento inicial.

A maioria dos cânceres tireoidianos manifesta-se como nódulos na tireoide, sendo que 90% dos casos encontrados na população adulta são benignos. O número de casos de câncer de tireoide diagnosticados aumentou em 10% na última década, mas o número de mortes relacionadas ao carcinoma tireoidiano diminuiu. Aproximadamente 85% dos pacientes diagnosticados e tratados em estágio inicial mantêm-se vivos e ativos.

A classificação dos cânceres de tireoide (ou tipo histológico) está descrita abaixo e há necessidade da avaliação de uma amostra de células (colhidas por punção aspirativa por agulha fina ou PAAF) ou parte do tecido tireoidiano (retirado pela cirurgia) para finalizar o diagnóstico:

- Carcinoma papilífero: é o tipo mais comum, presente em 65% a 85% de todos os casos. Pode aparecer em pacientes de qualquer idade, porém predomina entre os 30 e os 50 anos. Devido à longa expectativa de vida, estima-se que uma entre mil pessoas tem ou teve esse tipo de câncer. A taxa de cura é muito alta, chegando a se aproximar de 100%.

- Carcinoma folicular: tende a ocorrer em pacientes com mais de 40 anos, compreende de 10% a 15% dos casos de câncer de tireoide. É considerado mais agressivo do que o papilífero. Em dois terços dos casos, não tem tendência à disseminação. Um tipo de carcinoma folicular mais agressivo é o Hurthle, que atinge pessoas com mais de 60 anos.

- Carcinoma medular: afeta as células parafoliculares, responsáveis pela produção da calcitonina, hormônio que contribui na regulação do nível sanguíneo de cálcio. Esse tipo de câncer costuma se apresentar nas taxas de 5% a 10% e são de moderadamente a muito agressivos, sendo difícil o seu tratamento.

- Carcinoma anaplásico: é muito raro, porém é o tipo mais agressivo e tem o tratamento mais difícil entre todos os outros, sendo responsável por dois terços dos óbitos causados por câncer da tireoide.

A agressividade do tumor, resposta ao tratamento e a disseminação das metástases dependem de vários fatores, entre eles:

- Tipo histológico: em tumores mais diferenciados, ou seja, aqueles cujas células se parecem mais às células originais da tireoide, respondem melhor ao tratamento. Nos tumores indiferenciados ou naqueles em que as células tumorais perderam a arquitetura da célula original tireoidiana, são de difícil tratamento;

- Tamanho inicial: os tumores menores, na maioria das vezes, têm a menor chance de metastatizar;

- Idade do paciente vs. diagnóstico: os extremos das idades (idosos e crianças) apresentam tumores com maior potencial de risco.

A detecção e o tratamento precoces garantem o sucesso do tratamento no câncer de tireoide, além de ser necessária uma monitorização frequente para avaliar se há risco de recorrência. É muito importante que os pacientes realizem esse acompanhamento periódico e vitalício, conversem com seus médicos a respeito das dúvidas e preocupações que possam vir a ter e tenham cuidado ao buscar informações na internet, onde muitos sites passam informações inexatas e sem procedência confiável.

Quando nos deparamos com o diagnóstico de câncer, é realmente assustador. Conhecer sobre o assunto pode ajudar a superar temores. Se você ou alguém que você conhece teve diagnóstico de câncer de tireoide, saiba que as perspectivas de tratamento são excelentes. Na maioria dos casos, esses cânceres são totalmente retirados pela cirurgia (tireoidectomia) e controlados, posteriormente, por exames de sangue e de ultrassonografia solicitados pelo endocrinologista.

 
 

 
 

Dra. Gláucia Duarte possui Doutorado em Endocrinologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Próstata e problemas: informações que você deve saber

Qual é a função da próstata?

A próstata é uma glândula cuja única função conhecida até hoje é a de produzir cerca de 25% do líquido seminal.

 
 

Problemas na próstata podem causar retenção urinária aguda? Por quê?

A próstata envolve a uretra masculina como se fosse um colarinho. Após os 50 anos, 50% dos homens terão aumento da próstata. À medida que seu volume for aumentando, ela irá comprimindo a uretra até um momento, após alguns anos de progressão, em que a uretra "se fecha". Nesse momento, no qual a pressão da bexiga para expulsar a urina não consegue abrir a uretra, acontece o fenômeno da RUA (Retenção Aguda de Urina). Esta doença chamada HBP-Hipertrofia benigna da próstata é a principal causa da RUA.

 
 

É possível prevenir o entupimento do canal da urina? Como?

Modernamente, nos homens com dificuldades miccionais por HBP-Hipertrofia benigna da próstata e nos quais se quer evitar o "entupimento da uretra", são prescritas drogas que relaxam a musculatura da próstata associadas a outra droga que retarda o crescimento da glândula.

 
 

Em quanto tempo o homem deve frequentar o médico para exames e cuidados com a prevenção?

Homens que têm parentes próximos (pai, irmão, tio, primo) com problemas da próstata devem procurar o urologista a partir dos 40 anos de idade. Os demais, a partir dos 50 anos.

 
 

Histórico de câncer de próstata em familiares pode ser um fator preocupante?

Se o homem tiver pai com câncer da próstata, ele terá 9 vezes mais chances de ter a mesma doença.

 
 

Como é a evolução da doença?

É uma doença silenciosa, sem sintomas nas fases iniciais, quando o câncer pode ser tratado e curado. A dosagem no sangue do PSA associada ao toque retal detecta quase 80% dos tumores em fase de tratamento e possível cura. Os pacientes que têm câncer de próstata com sintomas estão geralmente em fase avançada da doença, sem chances de tratamento e com grandes possibilidades de ter metástase nos ossos (quando o câncer "viaja" pelo sangue, indo "estacionar" nos ossos).

 
 

Consumir algum tipo de alimento influencia ou colabora? É real afirmar que há alta incidência em países ricos por causa do consumo de gordura animal? E o consumo de soja e peixes ajuda?

Há um trabalho interessante feito com japoneses. Enquanto moravam na Ásia e se alimentavam de soja, peixes, chá-verde, arroz e legumes, tinham baixíssima taxa de câncer de próstata. Quando se mudaram para a América do Norte, eles e seus descendentes mudaram os hábitos alimentares (hamburger, cheeseburger, churrasco) e começaram a ter os mesmos e altos índices da doença, iguais aos dos americanos, ou seja, 130 casos novos por ano a cada 100.000 habitantes. Essa é uma prova irrefutável de que as carnes vermelhas e as gorduras animais interferem no aparecimento dessa doença.

 
 

 
 

Dr. José Cury - CRM/SP-10 826 é Professor Assistente Doutor da Divisão de Urologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Tosse

O que é a tosse?

A tosse é um sintoma decorrente de um grande número de doenças, e é uma das maiores causas de procura por atendimento médico. É importante lembrar que esse sintoma produz um impacto social negativo, uma vez que pode levar ao absenteísmo (faltas) ao trabalho e às atividades escolares, além de gerar custos com exames para o seu diagnóstico e tratamento.

 
 

Quais as causas?

Muitas podem ser as causas da tosse. Doenças das vias aéreas superiores como as rinites e sinusites podem causar tosse associada ou não a outros sintomas. Outras causas são o resfriado comum e a gripe. Além disso, uma série de doenças pulmonares pode causar tosse como a asma, que geralmente é acompanhada por sibilos (chiado no peito) e as doenças pulmonares obstrutivas crônicas (DPOC) como a bronquite e o efisema, geralmente associados ao hábito de fumar. As pneumonias que com freqüência são acompanhadas por febre, as alergias respiratórias e outras doenças de maior gravidade, como determinados tumores, também podem levar à tosse.

A tosse pode também ser decorrente de doenças extrapulmonares, ou seja, de doenças de outros órgãos que não o pulmão como, por exemplo, o refluxo gastroesofágico. A tosse pode ainda ser causada pelo uso de determinados medicamentos, como alguns utilizados para o tratamento da hipertensão arterial.

 
 

Quais são os tipos de tosse?

A tosse pode ser aguda, subaguda ou crônica.

 
 

A tosse aguda: é aquela que tem duração de até 3 semanas. As causas mais comuns são as doenças infecciosas causadas por vírus (resfriado comum, gripe, sinusites) ou por bactérias (sinusites, pneumonias). Pode também ser a exacerbação de doenças pré-existentes como a DPOC ou a asma ou ainda em decorrência da exposição a agentes irritantes das vias aéreas (pó, produtos químicos), especialmente em indivíduos alérgicos.

A tosse subaguda: tem duração superior a 3 semanas e inferior a 8 semanas. A causa mais comum é a tosse pós-infecciosa, ou seja, a tosse que persiste após um quadro de sinusite ou pneumonia, por exemplo.

A tosse crônica: tem duração superior a 8 semanas e as causas podem ser asma, DPOC, doença do refluxo gastroesofágico (acompanhada ou não de sintomas gástricos) e várias outras doenças que devem sempre ser investigadas. Importante salientar, que em nosso meio, a tuberculose é uma doença transmissível, curável, de grande incidência e que deve ser investigada, especialmente se acompanhada por outros sintomas como febre, emagrecimento ou suores noturnos.

 
 

Como a tosse age no organismo? A tosse pode provocar outras doenças?

A tosse ocorre através de um complexo mecanismo que envolve o sistema respiratório e o sistema nervoso central e funciona como um alerta para o organismo de que algo está agredindo as vias respiratórias.

 
 

Caso a tosse não passe o que deve ser feito?

Como dissemos, a tosse pode ter muitas causas, desde um resfriado comum até doenças potencialmente mais graves como tumores. Portanto, a causa da tosse deve ser necessariamente investigada.

 
 

Qual o tratamento?

Depende da causa da tosse. As doenças causadas por bactérias, como algumas sinusites e pneumonias são tratadas com antibióticos. Na asma, são utilizados medicamentos de acordo com a classificação da doença naquele momento (intermitente ou persistente, leve, moderada ou acentuada). Quando a causa for alérgica, além de medicamentos específicos, a exposição a essas substâncias tem que ser evitada. Enfim, o tratamento vai depender sempre da causa da tosse.

 
 

As receitas caseiras contra a tosse funcionam?

Não há evidências suficientes que justifiquem o uso dessas receitas caseiras como único tratamento da tosse. O adequado é definir qual a causa da tosse e a partir disso definir qual o melhor tratamento.

 
 

Elevar o nível da cabeça em relação ao corpo alivia a tosse, na hora de dormir?

No caso da doença do refluxo gastroesofágico, associado a outras medidas como dieta e medicamentos, sim.

 
 

É prejudicial para a criança, tomar xarope sempre que estiver com tosse?

Sim, no sentido de que alguns xaropes funcionam como sedativos da tosse, mas não atuam na causa. Assim, a tosse pode eventualmente diminuir com determinado xarope, mas este pode dificultar ou prorrogar o tratamento adequado, caso se a doença que está causando a tosse persistir.

 
 

Existem dicas para aliviar a tosse durante o dia e principalmente, durante a noite?

A principal dica é investigar a causa da tosse e tratá-la adequadamente. E isso deve ser feito sempre por um médico.

 
 

 
 

Sidney Bombarda é Doutor em Ciências pela Disciplina de Pneumologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo;

Voce é sedentário? Cuidado com seu cérebro.


 


 

Uma reportagem na revista Saúde diz que um estudo feito na Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, mostrou que praticar uma atividade física no dia-a-dia mantém a massa cinzenta trabalhando a toda. 
 
Por meio de angiografia por ressonância magnética, uma exame de imagem que visualiza a circulação do sangue no cérebro, os pesquisadores investigaram o impacto dos exercícios aeróbicos, como corrida e ciclismo, no cérebro de 12 indivíduos de 60 a 76 anos. Os voluntários que praticavam exercícios no mínimo três horas por semana, a mais de 10 anos, apresentavam mais vasos sanguíneos irrigando o órgão.

 
A prática constante de exercícios faz com que o organismo crie novos vasos e reduza o desgaste dos já existentes. 

 
Esse assunto já foi muito falado, mas posso dizer que pratico corrida e caminhada, quase todos os dias, desde 2003. Minha saúde melhorou muito, não sinto dores de cabeça, indisposição ou cansaço. Quando não praticava nenhum tipo de exercícios vivia com dores do estômago e na cabeça.

 
Além da melhora de disposição também meus indicadores internos estão sempre dentro dos parâmetros e cuido da alimentação para não vir a ter problemas de colesterol alto ou diabetes. 

 
O estudo acima fala dos exercícios físicos mas estes devem sempre ser acompanhados de uma mudança nos hábitos alimentares, não adianta fazer exercícios e depois compensar comendo e bebendo além do recomendado. 

 
E você, caro leitor, é uma pessoa sedentária? Começou a fazer exercícios ou acha que ainda é muito jovem para se preocupar? Lembre que hoje em dia até os jovens estão tendo problemas devido a falta de exercícios e alimentação desregrada. 

 
Não há idade para começar a praticar exercícios, basta ir ao médico antes e ver qual a intensidade correspondente a sua idade.



 

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Contato com a natureza aumenta sensação de vitalidade

Susan Hagen


 
 
 

Ficar em contato com a natureza faz com que as pessoas se sintam mais vivas.

E essa sensação de aumento da vitalidade está além dos efeitos energizantes da atividade física e de interação social, que são frequentemente associados com os passeios ao ar livre.

Esta é a principal conclusão de uma série de estudos publicados na edição de junho da revista científica Journal of Environmental Psychology.

Combustível para a alma

"A natureza é combustível para a alma," afirma Richard Ryan, professor de psicologia da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos. "Na maioria das vezes, quando nos sentimos esgotados procuramos por uma xícara de café, mas as pesquisas sugerem que uma forma melhor de se manter energizado é conectar-se com a natureza."

Os resultados, acrescenta Ryan, são importantes tanto para a saúde física quanto para a saúde mental.

"As pesquisas mostram que pessoas com um maior senso de vitalidade não apenas têm mais energia para as coisas que querem fazer, como também são mais resistentes a doenças físicas. Um dos caminhos para uma saúde melhor pode ser para passar mais tempo em ambientes naturais," diz ele.

Natureza e bem-estar

Nos últimos anos, numerosos estudos de psicologia experimental descobriram ligações entre o contato com a natureza e o aumento da energia e da sensação de bem-estar.

Por exemplo, pesquisas já mostraram que as pessoas que fazem excursões ao ar livre relatam sentirem-se mais vivas e que apenas a lembrança das experiências ao ar livre aumenta os sentimentos de felicidade e de saúde.

Outros estudos sugerem que estar em contato com a natureza ajuda a afastar os sentimentos de esgotamento e que 90 por cento das pessoas relatam um aumento de energia quando colocadas em atividades ao ar livre.

Efeitos da natureza

A novidade da pesquisa atual, escrevem os autores em seu artigo, é que eles testaram cuidadosamente se esta maior vitalidade associada com a natureza é simplesmente resultado de um "transbordamento" do sentir-se bem gerado pela atividade física e pelo contato com outras pessoas, uma mistura quase sempre presente nessas situações.

Para isolar os efeitos da própria natureza, os autores conduziram cinco experimentos em separado, envolvendo 537 estudantes universitários em contextos reais e imaginados.

Em um experimento, os participantes fizeram uma caminhada de 15 minutos através de corredores no interior de um prédio, ou em um trajeto arborizado ao longo de um rio. Em outro, os estudantes viram cenas fotográficas de edifícios ou de paisagens. Um terceiro experimento exigia que os estudantes se imaginassem em uma variedade de situações ativas e sedentárias, ao ar livre ou dentro de casa, sozinhos ou na companhia de outras pessoas.

Dois experimentos finais monitoraram o humor dos participantes e os níveis de energia durante todo o dia, usando narrativas feitas em um diário. Ao longo de duas semanas, os alunos registraram seus exercícios, as interações sociais, o tempo gasto junto à natureza e a exposição a ambientes externos.

Bem-estar causado pela natureza

Em todas as metodologias, os participantes sempre se sentiram mais energizados quando passaram um tempo em ambientes naturais ou imaginaram-se em tais situações.

Os resultados foram particularmente robustos, observa Ryan - estar em contato com a natureza por apenas 20 minutos em um dia foi suficiente para elevar significativamente os níveis de vitalidade.

A presença da natureza teve um efeito de energização acima de simplesmente estar fora de um prédio ou de uma casa. Em outras palavras, concluem os autores, estar ao ar livre é vitalizante sobretudo por causa da presença da natureza.