quinta-feira, 13 de maio de 2010

Crianças também podem ter pressão alta


 


 

A maioria das pessoas não se preocupa em medir a pressão arterial, isso entre os adultos. No caso das crianças nem os médicos pediatras fazem a medição. Nem se imagina que crianças possam ter pressão alta. A hipertensão não é exclusiva dos adultos e muitos destes, com pressão alta, já a tinham desde criança. A aferição da pressão é recomendada a partir dos três anos de idade, mas a grande maioria dos médicos não faz.


 

No adulto o diagnóstico é mais fácil, pois a medição é feita em todos os exames clínicos. Nas crianças é preciso ter a curiosidade de solicitar ao pediatra que faça a aferição, pois a hipertensão tem se tornado cada vez mais incidente. A mudança de comportamento das crianças que estão mais sedentárias e alimentam-se de forma inadequada tem contribuído para esse aumento.


 

Devido à ausência de sintomas dificilmente é feito o diagnóstico precoce. Quando há casos da doença na família é preciso aumentar os cuidados. A hipertensão pode sobrecarregar o coração, o cérebro, os rins e a retina. É preciso combater a obesidade infantil e estimular hábitos alimentares saudáveis e a prática de exercícios.


 

A hipertensão nas crianças é tratada pela mudança de comportamento. Quando a pressão alta é causada por outras doenças, como cardiopatias e doenças renais, o tratamento se dá no combate à doença que a origina.


 

E você, caro leitor, se preocupa em medir a pressão arterial dos seus filhos e a sua também? Esse simples ato pode ser toda a diferença na saúde das crianças e em seu desenvolvimento até a fase adulta.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário